Praticidade e beleza dos cantinhos de refeições rápidas

Em meio à dinâmica diária, os cantinhos dedicados às refeições rápidas proporcionam praticidade na hora da alimentação. Com formatos que valorizam a eficiência – sem comprometer a estética –, são perfeitos para menus simples, porém repletos de sabor. Ao trabalhar com soluções inteligentes, como marcenaria planejada ou mesas dobráveis que otimizam o espaço, conseguem se enquadrar em cozinhas de diversos tamanhos. Em seus projetos, a designer de interiores Giseli Koraicho sempre encontra um lugarzinho para criar esse pequeno espaço. Inspire-se nas soluções criativas realizadas por ela:

Os cantinhos para refeições rápidas requerem soluções inteligentes para otimizar o espaço sem comprometer a estética – uma equação conquistada por meio da escolha cuidadosa de materiais e um layout muito bem pensado. Na espaçosa cozinha desta residência situada no litoral sul de São Paulo, a área foi incorporada à ilha central. “Até mesmo numa casa de praia pede um local com essas características”, ressalta a profissional.

Essas áreas também são um meio de convivência entre moradores, proporcionando momentos de diálogos antes ou depois de seus compromissos. “Normalmente o sentar é atribuído para o lado externo da cozinha, entretanto, a depender do espaço de circulação do seu lado interno, podemos considerar uma distribuição com mais espaços e fazer da bancada uma mesa para 4 pessoas”, analisa Giseli.

O bem-estar é outro ponto a ser pensado na criação desses cantinhos. Uma cozinha de apartamento o espaço pode ser idealizado para toda família ao posicionar 2 banquetas altas na parte interna e outra duas para o lado da sala de estar. 

Em outro projeto, a designer de interiores abriu um vão fechado com vidro e, na parede inferior dessa mesma parede incluiu uma bancada em uma altura de mesa. “Embora com uma profundidade inferior, ela é suficiente. Essa abertura garantiu uma vista bacana para a sala, mas sem deixar passar o odor durante os preparos – uma preocupação do cliente durante o briefing do projeto”, relembra.

O cantinho de refeições rápidas também abraça os propósitos de calmaria e tranquilidade. Em uma cozinha preparada por Giseli, a bancada está em um nível acima do espaço de trabalho. Voltada somente para sua visão interna, o morador observa sua dinâmica e não dos compromissos que o esperam mais adiante. Uma paleta neutra e a marcenaria clássica, com as portas almofadas, tornam o ambiente ainda mais aprazível.

Pequenos espaços tornam a rotina diária mais pratica, além de promoverem uma convivência mais próxima e agradável com os membros da casa

Foto: Dotta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *