Quatro iniciativas que as empresas do setor de construção civil devem fazer para preservar o Planeta, pela MRV&CO

No dia Mundial do Planeta Terra (22/04), a MRV&CO, uma das maiores holdings do setor de construção civil e ativa em ações de sustentabilidade, reforça a importância de iniciativas das empresas do setor para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e destaca quatro dicas importantes que ajudam na diminuição do impacto das atividades dessas companhias no meio ambiente e nas comunidades em que estão inseridas.

1. Ter metas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU)

É muito importante para as organizações da indústria de construção estar em linha com os ODS da ONU, não só como uma ação em benefício da região onde vivem e atuam, como para incentivar outras empresas a serem conscientes na preservação do meio ambiente e do clima.

Em sintonia com os ODS, o grupo MRV&CO, segue a Visão 2030 MRV, um documento que reflete o entendimento e o posicionamento da organização como importante agente de transformação, além de detalhar suas práticas voltadas aos temas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). Desde 2016, a companhia é signatária dos Objetivos e apoiadora do Pacto Global da ONU. O CEO Eduardo Fischer é líder com imPacto da Rede Brasil do Pacto Global e embaixador do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

2. Participar de ações e movimentos a favor do meio ambiente, seja no dia a dia da operação ou aderindo a movimentos de redução de ações climáticas

Como parte de grandes ações, os detalhes são imprescindíveis, e trazer para a rotina da operação interna da empresa iniciativas sustentáveis, são pequenos passos que fazem a diferença. Junto a isso, outros movimentos regionais também unem empresas para trabalharem juntas em metas mais direcionadas ao negócio e ao local onde atuam.

A MRV&CO divulgou recentemente seus dados de emissões de carbono, comparando os três últimos anos, onde mostrou uma redução significativa de quase 50% nas emissões referentes à “combustão estacionária” proveniente de geradores, bem como a diminuição em “emissões fugitivas” e “mudanças do uso do solo”, representando um menor montante de supressão vegetal e “energia”, respectivamente.

Em 2021, o grupo assinou um compromisso com a iniciativa SBTi (Science Based Targets Initiative) – metas públicas, baseadas na ciência – voltadas para a redução das emissões de GEE. Foi trabalhado e submetido um estudo robusto com a elaboração de metas, considerando metas de emissões e de engajamento, mostrando que além de uma estratégia importante para a companhia, o trabalho tem como objetivo ser influência positiva ao mercado. Além disso, a MRV participa do ICO², o Índice de Carbono Eficiente da B3, selo ouro no Programa GHG Protocol.

3. Investir em fontes de energia renováveis em canteiros de obras e pontos de vendas

Reduzir o consumo próprio de energia elétrica por meio da utilização de fontes renováveis, como a solar, é começar “em casa” com ações que serão exemplos para todo o setor.

A MRV&CO investe em usinas fotovoltaicas próprias para atender aos canteiros de obras e pontos de venda. A companhia possui uma usina em Uberaba com potencial de geração anual de energia de 1.125 MWh e, em março de 2022, inaugurou uma usina na Bahia, com potencial de geração anual de 489,7 MWh. O grupo tem como meta, até 2030, que 100% dos empreendimentos possuam alguma alternativa de fonte energética de origem renovável.

4. Devolver ao meio ambiente o que é do meio ambiente

De acordo com um relatório do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), que analisa os números de emissões do Brasil desde 1970, a alta do desmatamento, sobretudo na Amazônia, foi a principal responsável pelo aumento de emissões nos últimos anos. Ações como plantio de árvores e reutilização de água nas operações, são formas de continuar preservando o meio ambiente no país.

Em linha com essa premissa, a MRV&CO já plantou mais de 1,9 milhão de mudas de árvores desde 2010, e, em 2022, iniciou um projeto de reuso de água, fomentado pelo CNPq.

“Reforçamos que é essencial aplicar princípios de sustentabilidade na construção civil, para reduzir o impacto da indústria no meio ambiente e nas comunidades, com melhores práticas construtivas, eficiência energética e tecnologias livres de carbono. Com movimentos inéditos no setor, é nosso compromisso sermos referência na agenda climática global.”, destaca Raphael Lafetá, Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV&CO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *