Vacinação é essencial para a prevenção de doenças

Em um cenário em que o tema vacinação está tão presente, ficamos preocupados também com os nossos animais de estimação. Será que pets podem contrair dengue? Precisamos discutir o quanto a vacinação dos bichinhos é essencial para a saúde e prevenção de doenças. A médica-veterinária Paloma Caleiro explica sobre a importância de proteger e como garantir os melhores meios para a qualidade de vida dos pets.

A Dirofilariose também é considerada uma zoonose, ela tem alta incidência em regiões litorâneas, mas também pode ocorrer em regiões interioranas, e é conhecida como doença do verme do coração! É transmitida por mosquitos como Aedes spp., Anopheles spp., Culex spp., que são conhecidos por transmitir doenças como dengue, zika, chikungunya, em humanos, sendo que essas últimas três, não são transmitidas para cães e gatos, porém tem seus vetores comuns! A Dirofilariose causa em cães e gatos alterações cardiopulmonares, podendo levar a sinais clínicos como tosse, cansaço fácil ao exercício, apatia, mucosas arroxeadas devida alteração cardíaca, pois o verme adulto se aloca no coração.

A melhor forma de proteger os animais contra os mosquitos é o uso de repelentes, podem ser usados através de coleiras repelentes, sprays, pipetas, odorizadores de ambiente (de citronela por exemplo), principalmente quando vão estar em locais com alta probabilidade de contato com esses vetores.  As coleiras e pipetas são de farmácia veterinária e podem ser adquiridas com orientação do médico veterinário, sendo que as coleiras podem ter uma vida útil de 2 – 4 meses, e as pipetas devem ser reforçadas a aplicação tópica a cada 30 dias. O uso em ambiente de odorizadores e repelentes de ambiente devem sempre respeitar as indicações de uso e proteção para animais e crianças visando evitar intoxicações!

Além de doenças, picadas mosquitos podem provocar irritação e coceira. Como o tutor deve agir para amenizar o incômodo.

Além das picadas dos mosquitos transmitirem essas doenças, porém causar irritação, dor local, coceira e vermelhidão na pele dos animais, e em casos de animais mais sensíveis podem desencadear crise alérgica levando a inchaço local. Em caso de irritações leves, pode ser realizado banhos ou compressas frias com chá de camomila para ajudar na irritação local, em casos mais graves de coceira exacerbada, vermelhidão intensa e irritação é sempre importante buscar atendimento veterinário!

As principais doenças transmitidas por mosquitos para cães e gatos são a Dirofilariose e a Leishmanionse. Ambas são doenças graves que podem levar os animais a óbito. A Leishmaniose é considerada uma zoonose – ou seja pode ser transmitida para o ser humano de forma acidental- porém não através do cachorro, mas sim através do vetor comum, o mosquito (mosquito-palha – um flebotomineo) que após picar um cão contaminado, se infecta e na sequência ao picar um ser humano pode infectá-lo também. Essa doença tem incidência maior em regiões interioranas da América Latina, porém alguns casos da doença estão sendo relatados em regiões metropolitanas.

Desde 2013 o tratamento de Leishmaniose é autorizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária pelo médico veterinário em cães e gatos positivos para a doença (antigamente a eutanásia de animais acometidos pela doença era obrigatória uma vez que comprovado). Animais com essa doença podem apresentar perda de peso importante, alterações de pele, crescimento exacerbado de unhas e como consequência terem insuficiência renal devido a doença.

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *