Ideias criativas para aproveitamento inteligente de espaços

Espaço insuficiente para armazenamento, a inserção de ambientes ou funções que até então não caberiam na planta baixa… Esses são alguns dos dilemas que os moradores enfrentam e, por isso, o profissional de arquitetura entra em cena com soluções inteligentes para resolver as demandas. “Sei que cada questão resolvida no projeto impacta diretamente no bem-estar e no conforto de quem viverá no imóvel”, afirma a arquiteta Júlia Guadix. De acordo com ela, o primeiro passo não tem segredo: tudo decorre do envolvimento que estabelece com o morador para conhecer sua personalidade, rotina de vida, estilo e preferências.

Cabeceira

Móveis multifuncionais são excelentes opções para a otimização dos espaços. Entre o vão da cabeceira e a parede, uma bancada com 45 cm de profundidade e 75 cm de altura, complementada por dois gaveteiros em cada lateral, os momentos de autocuidado são acionados com a abertura do vão central onde estão os itens pessoais e o espelho.

Lavanderia

Nos imóveis novos, a área de serviço residencial pode sofrer algumas mudanças: nos studios, deixaram de existir e foram ‘substituídas’ pelas lavanderias compartilhadas nos condomínios. Ao lado da bancada com o tanque em inox, o armário incorporou a máquina lava e seca, um cabideiro para as roupas passadas e um espaço para os itens de limpeza e outros acessórios. 

Cloffice 

A verticalização do espaço é uma estratégia eficaz em ambientes compactos. A utilização inteligente de paredes para instalação de prateleiras, nichos e armários aumentam as possibilidades dentro de um ambiente. Uma gaveta que abre e fecha, um ambiente pode surgir e ser guardado depois.

Assento

Na impossibilidade de implementar um volume expressivo de armários, móveis e prateleiras estrategicamente posicionadas contribuem para evitar a sensação de aperto e desorganização.

Divisória

O uso de divisórias ajuda a delimitar áreas sem bloquear, mantendo a sensação de continuidade. Quando está sozinho em casa, sentado em seu home office, o morador desfruta da amplitude visual ao recolher as três folhas de portas que recobrem o vão de 4 m.

Fotos: Guilherme Pucci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *