Síndico tem papel fundamental para incorporar diferenciais

Ele precisa estar integrado às novas possibilidades de uso dos espaços comuns do condomínio para trazer bem-estar e maior usabilidade aos moradores. Hoje, as construções oferecem diferenciais, como sala de coworking, área de lazer diferenciada, e outros serviços no conceito colaborativo. Além disso, pesquisas apontam que a reforma no condomínio pode valorizar em até 20% a unidade, considerando que o investimento para as melhorias nas áreas comuns é de no máximo de 5%, dependendo do número de unidades e tamanho da reforma.

Diante dessa nova tendência, o síndico precisa da ajuda de profissionais capacitados para fazer um planejamento a longo prazo que atenda esse novo conceito. Segundo a arquiteta Tatiane Matsuo, os empreendimentos menores de 70 metros quadrados estão passando por transformações na concepção de área comum. “Hoje, existem modelos de apartamentos bem pequenos, de 35 metros quadrados, sem área de serviço, por exemplo. Dessa forma, muitos condomínios estão dando vida a espaços comuns antes não utilizados onde as pessoas possam compartilhar área de lavanderia, de depósitos, entre outros, como se fossem uma extensão da sua residência”, explica.

A tendência é tornar o condomínio o mais próximo das necessidades dos moradores de maneira colaborativa. “Já existem áreas reservadas com ferramentas e utensílios, que podem ser compartilhados para o uso de todos os moradores. O local ainda serve para desenvolver trabalho manual rápido, sem sujar o apartamento e sem nenhum risco de quebrar alguma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *