Mercado imobiliário de cresce impulsionado pela qualidade de vida

vida

Curitiba comemora 331 anos como uma das três melhores cidades do Brasil para morar. Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,810, a capital paranaense hoje ocupa lugar de destaque no ranking elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da (ONU) graças a indicadores como educação, saúde, renda e longevidade. As métricas que refletem a qualidade de vida e o desenvolvimento humano na região contribuem para atrair visitantes e investimentos para a cidade.

 “Curitiba e as cidades da Região Metropolitana são celeiros de oportunidades, tanto para os moradores como para as empresas locais”, afirma Paulo Antonio Kucher, vice-presidente comercial da Lyx Participações e Empreendimentos.

O executivo destaca que Curitiba apresentou um crescimento organizado e sustentável nos últimos anos, o que atraiu a atenção de muitas pessoas interessadas em se mudar para a região em busca de oportunidades e de melhor qualidade de vida. “É uma cidade que possuiu uma excelente infraestrutura urbana e oferece serviços públicos de qualidade para atender à população, além de inúmeras opções de entretenimento e lazer, como os diversos parques espalhados por todos os bairros”, comenta.

Boom imobiliário

Somente no que diz respeito ao mercado imobiliário, Kucher considera que Curitiba e Região Metropolitana apresentaram um desenvolvimento significativo desde os anos 2000. “Curitiba se tornou um polo econômico regional, atraindo investidores e impulsionando o setor imobiliário. Isso beneficiou todas as cidades do entorno, que também absorveram investimentos e atraíram novos moradores”, analisa.

Segundo ele, áreas já tradicionais da cidade apresentaram crescente valorização dos imóveis, o que acabou impulsionando novos empreendimentos em todas as outras regiões próximas. “Isso é reflexo da demanda crescente e da infraestrutura oferecida”, pontua.

Somente a Lyx, que atua no segmento Minha Casa Minha Vida (MCMV) e se instalou na capital paranaense há quase 20 anos, já entregou 8,5 mil apartamentos desde 2007 em Curitiba e em cidades da Região Metropolitana. “O mercado imobiliário de Curitiba atrai uma variedade de compradores. Existe demanda e oferta para todos os públicos, desde investidores, famílias em busca de residências próprias e empresas em busca de espaços comerciais”, avalia.

ESTATÍSTICAS

Atualmente, a capital paranaense conta com mais de 1,7 milhão de habitantes, segundo o último censo do IBGE, e ocupa a sexta posição no ranking das cidades com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Em 2023, o PIB de Curitiba foi de R$ 98 bilhões – o equivalente a 1,1% de todo o PIB nacional – e está entre 11 municípios brasileiros que respondem por quase 25% do PIB do Brasil.

A cidade também está entre as cinco capitais mais ricas do país, segundo o Mapa da Riqueza elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A renda média na cidade é de R$ 3.427, com base em números do Imposto de Renda de 2020.

Linha Turismo contribuiu para o incremento turístico na capital

Foto: Daniel-Castellano-SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *