Como tratar e amenizar as queimaduras solares

Exposição ao sol em excesso e sem a proteção adequada podem trazer alguns malefícios, como câncer de pele e as queimaduras solares, que podem ser mais do que um incômodo temporário.  As queimaduras solares não são apenas um problema estético; elas são um sinal de dano cutâneo significativo. A exposição excessiva ao sol sem proteção adequada pode levar a danos celulares que aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de pele no futuro. Diante desse cenário, especialistas em dermatologia estão enfatizando a importância dos cuidados imediatos e adequados para tratar e proteger a pele após a exposição solar.
 

“É crucial reconhecer os sinais de alerta e agir rapidamente para minimizar danos adicionais”, adverte a dermatologista Alícia Natário. “Pele vermelha, sensível ao toque e descamando são sinais claros de que a pele está danificada e precisa de cuidados urgentes.”
 

Após o Sol, a pele necessita repor a hidratação e o frescor. Por isso, é indicado o uso de produtos hidratantes e que gerem a sensação de alívio na camada cutânea. Uma sugestão aplicar hidratante corporal que revitaliza e restaura a pele. Além disso, a hidratação oral também é importante. Por isso, lembre-se de beber bastante água para repor a hidratação do corpo.
 

Em torno de 2 a 3 dias, os sintomas de ardor melhoram, mas depende muito do seu fototipo de pele e do grau de queimadura. Uma boa hidratação da pele e uso de princípios calmantes podem encurtar esse período de recuperação. Vale lembrar também que manter-se em locais frescos e uma rigorosa hidratação oral também são fundamentais para uma boa recuperação, além de banhos com água fria ou morna.
 

Se a pele descamar, intensifique a hidratação e não puxe a pele. A pele deve sair sozinha, pois somente quando ela sai sozinha, temos outra epiderme formada abaixo. Ao puxar a pele escamada, pode acabar ferindo a pele nova, além de deixar manchas ou até cicatrizes.

A queimadura causa um dano na pele, deixando-a sensível. Além disso, o calor do Sol pode trazer uma sensação de desconforto ou piorar a queimadura com o aquecimento da pele.  

 “Sempre oriento que no banho, deve-se usar sabonete apenas uma vez ao dia, sem esfregar, sem esfoliar e sem usar buchas. Isso ajuda a manter a pele hidratada.” Após o banho, abuse de hidratação. O momento da pele úmida é o momento que mais se absorve o hidratante.
 

As queimaduras podem ser de primeiro, segundo ou terceiro grau. Se houver bolhas, é ideal o acompanhamento médico. Outro sinal importante é o estado geral da pessoa. Se estiver com mal-estar ou prostração, pode estar precisando de uma hidratação na veia. Neste caso, procure um médico ou hospital para uma boa avaliação e tratamento.

A exposição excessiva ao sol sem proteção adequada pode levar ao desenvolvimento de câncer de pele

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *