Calçadas recuperadas e ciclovias dão mais segurança aos curitibanos

Referência em mobilidade urbana no Brasil e no exterior, Curitiba se reinventa com um legado de projetos e intervenções para a priorização do pedestre e dos chamados modais verdes, como bicicletas e o caminhar, por toda a capital.

São ações alinhadas ao compromisso da Prefeitura de zelar pela mobilidade urbana e fazer de Curitiba uma cidade cada vez mais inclusiva com a promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

Desde 2017, a Prefeitura está recuperando passeios no Centro e bairros da capital. O projeto contempla a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento à acessibilidade no ambiente urbano. Novos passeios vão garantir mais conforto e segurança para o deslocamento dos moradores.

No entorno do Mercado Municipal, a Prefeitura está fazendo uma grande intervenção para transformar os passeios da região em um grande boulevard, dando prioridade aos pedestres e aos deslocamentos não motorizados. A intenção é que as pessoas utilizem o espaço público não apenas como local de passagem, mas de encontro e permanência. O projeto inclui novas calçadas, correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo.

O Plano Cicloviário de Curitiba prevê, até o fim de 2025, mais de 400 km de ciclovias espalhada pelos bairros. Atualmente, Curitiba já conta com uma malha cicloviária de 281,4 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.

Obras de correção geométrica realizadas para promover a melhoria viária na região da Cruz do Pilarzinho, no bairro Pilarzinho, garantiram maior segurança dos pedestres, com a requalificação das calçadas além da integração temporal do transporte público.

A Rua Voluntários da Pátria revitalizada desde a Praça Osório até a Praça Rui Barbosa

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *