Trens Turísticos no Brasil – parte 2

Olá pessoal, espero que estejam todos bem! Na Coluna do mês passado contei sobre o evento que aconteceu em Curitiba da ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Ferroviários Brasileiro, foi o primeiro Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro.

Também citei alguns dos 28 trens turísticos mais famosos nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Faltou espaço na Coluna de novembro para finalizar o assunto, vamos finalizar?

Em Minas Gerais o Trem das Águas tem o trajeto saindo da Estação de São Lourenço, que foi inaugurada em 1925, está totalmente reformada e recuperada com toda a infraestrutura e acessibilidade necessária, vai em destino da Estação de Soledade de Minas, com trajeto total é de 10km.

Com belas paisagens e muito verde o passageiro ainda pode conhecer o aeroporto de São Lourenço e a pequena estação Parada Ramon, que logo após sua passagem, o trem entra em um pequeno estreito margeando o Rio Verde.

Chegando na Estação de Soledade de Minas, Estação datada de 1884 e recuperada em 2005, abriga uma feirinha de artesanato para que o turista possa desfrutar da rica cultura mineira. Em seu retorno a São Lourenço, é a vez dos violeiros animarem o passeio, chegando na estação, ela também conta com uma feirinha local.

O trem da Serra da Mantiqueira tem como ponto de partida a Estação de Passa Quatro, construída em 1884, localizada no centro da cidade com destino a Estação de Coronel Fulgêncio, com trajeto total entre as duas estações de 10KM.

Trajeto em meio a natureza com o trem fazendo uma parada para ser preparada para subir a serra na Estação de Manacá, os turistas podem visitar uma feira de artesanato enquanto esperam.

Partindo da estação, se inicia a subida da serra, passando pelas corredeiras do Manacá e a ponte estreita, na sua chegada com uma altitude de 1085 metros na Estação Coronel Fulgêncio, os passageiros podem então conhecer a exposição fotográfica de minisséries filmadas no local, ainda é oferecido um passeio cortesia ao Túnel.

Vamos finalizar com o trem mais alegre do Brasil e o único do Nordeste, o Trem do Forró!

Há 32 anos promovendo alegria dentro de seus vagões, transportando em média 8 mil passageiros todos os anos.

Com percurso de ida e volta de Recife ao Cabo de Santo Agostinho, em cada vagão é disponibilizado um bar com um trio de forró para garantir a animação dos passageiros.

A festa tem início às 14:30 com muito forró, quadrilha e barraca de comidas típicas. A partida do trem ocorre às 16h no Pátio da Transnordestina, sempre com muita música e alegria.

Na chegada, por volta das 18:30 todos são recepcionados em um imenso arraial, ao lado da estação. O retorno é às 20:15, mas a festança dentro do trem só acaba em Recife.

Todos os trens mencionados nessa Coluna e na Coluna anterior são associados a ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Ferroviários Brasileiro).

No Brasil existem ainda outros dois trens turísticos que não fazem parte da Associação, em Minas Gerais o trem de São João del Rei a Tiradentes e em São Paulo o Expresso Turístico, partem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba.

Gostaram das dicas? Chegamos ao fim de mais uma Coluna Sua Próxima Viagem e a última de 2023!

Deixo aqui meus votos de um Natal abençoado e de um 2024 repleto de muita saúde prosperidade e muitas viagens!

Para que sua viagem corra da forma que sempre sonhou, procure sempre um agente de viagens, ele trará segurança para que a viagem só traga lembranças boas.

Até 2024 com a Coluna Sua Próxima Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *