Pés merecem atenção durante o calor

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, uma das consequências mais comuns do uso de chinelos e rasteirinhas é a fascite plantar. “Trata-se da inflamação do tecido que se estende do osso do calcanhar até a planta do pé, chamada de fáscia plantar. O principal sintoma é a dor no calcanhar, que costuma ser mais forte pela manhã ou depois que a pessoa permaneceu sentada ou deitada por mais tempo”.

“Um dos principais problemas dos chinelos e rasteirinhas é que estes calçados não oferecem suporte para a planta do pé. Os pés ficam planos. Isto gera uma pressão mais intensa na fáscia plantar. Quando a pessoa usa chinelos o tempo todo, por muitos dias, a chance de desenvolver problemas nos pés é grande”, explica Walkíria.  

“Há alguns fatores que podem aumentar o risco de uma fascite plantar como obesidade, prática de esportes de alto impacto, ficar longas horas em pé, ter os pés planos (sem o arco plantar) ou ainda pés cavos, quando o arco é alto demais”, adiciona a especialista.

Além da falta de suporte para o arco plantar, chinelos, mules e rasteirinhas exigem um esforço maior dos dedos para manter o sapato no pé. Este movimento repetitivo também pode levar ao desenvolvimento de tendinites, bursites e dores nos pés e nas pernas. O problema pode ainda causar dores na região lombar e nos quadris.

O ideal é evitar fazer caminhadas muito longas de chinelos ou com calçados que não ficam presos no calcanhar. Mesmo que o sapato tenha um solado adequado, ainda vai exigir esforço dos dedos para segurá-lo nos pés. Na presença de dores constantes nos calcanhares ou nos pés, o ideal é procurar um fisioterapeuta para uma avaliação.

Em casa, a recomendação massagear a planta dos pés com rolos de gelo. Estes itens podem ser feitos com uma garrafa pet pequena, com água congelada. Outra dica é aplicar compressas de gelo e, no caso de inchaço, ficar um tempo com as pernas para cima”, finaliza Walkíria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *