Valorize o ambiente com bar e adega

Em apartamentos e casas, independente da metragem e a configuração do layout, as áreas sociais evocam a convivência, celebração e momentos felizes. Tanto em família, ou com convidados, esses ambientes, geralmente integrados, englobam sala de jantar e estar, varanda, área gourmet e o cantinho responsável pela satisfação de todos: o bar ou adega.

A arquiteta Daniela Funari dá algumas dicas de como compor bares e adegas no décor de interiores. De acordo com ela, é bastante comum que seus clientes o elejam como o local preferido do imóvel, pois junto com o apreço de degustar os rótulos, o contexto inspira personalidade e o desejo de aproveitar as coisas boas da vida.

Uma das possibilidades listadas pela arquiteta é criar pequenos recantos em buffets ou em nichos na marcenaria para acomodar as bebidas e os copos destinados para servir. Além do visual mais discreto, essa leitura é comumente contemplada em imóveis menores, pois não ocupa grandes espaços ao dispor um volume pequeno de garrafas.

Esses cantinhos, em geral, evocam a ideia de espaços ainda mais acolhedores e aconchegantes, em um contexto em que a bebida está pronta para adicionar ainda mais satisfação à ocasião vivida.

Arquiteta aproveitou o encaixe do pilar e viga e colocou a adega e taças

Foto: Mariana Camargo

Para moradores que adoram a convivência com pessoas em casa – e claro, são altivos apreciadores e colecionadores de bebidas, Daniela investe na valorização do acervo como protagonistas do ambiente.

Em bares de grandes proporções, a profissional indica que vale a pena trabalhar com a utilização de recursos mais elegantes, como vidros e espelhos, além da oportunidade de abranger outras experiências etílicas, como uma cervejeira ou adega climatizada.

Aproveitamento de cantos

Outra proposta inteligente é aprimorar os cantinhos dos móveis, trazendo a finalidade dos bares e adegas. A arquiteta destaca a preocupação com a horizontalidade e verticalidade do barzinho, pois a posição das bebidas não pode ser comprometida. “No caso de uma adega climatizada, seja ela planejada ou não, não podemos desconsiderar a inclusão de nichos para guardar as bebidas deitadas, posição mais indicada para os vinhos”, específica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *