Tutores devem estar atentos à composição do alimento 

O tutor deve optar por nutrientes de alta qualidade que atendam às especificidades do pet

Assim como para os humanos, uma alimentação completa e balanceada faz toda a diferença também na vida dos cães e gatos. “Os tutores devem ficar atentos à composição do alimento, optando sempre que possível por produtos com nutrientes de alta qualidade e que atendam às especificidades do pet”, indica o médico-veterinário Flavio Silva, mestre em nutrição de cães e gatos. Um alimento completo para cães e gatos deve garantir a quantidade adequada de proteínas, gorduras e carboidratos.

Proteínas

As proteínas (de origem animal e vegetal) fazem parte da estrutura do organismo, regulam o metabolismo e compõem o sistema imunológico. Para os cães, o ideal é que a proteína represente no mínimo 22% do alimento, enquanto para os gatos, no mínimo 33%. Animais em fase de crescimento ou de reprodução devem receber uma quantidade de proteína maior do que o recomendado para um desenvolvimento saudável. Um bom alimento é composto por diferentes fontes de proteína com alta digestibilidade, e a falta desse nutriente nos pets pode causar letargia, perda de massa muscular e diminuição da função dos órgãos.

Gorduras

A gordura (de origem animal e vegetal) é fonte de energia e de ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6), compõe a membrana das células e dá sabor ao alimento. Cães e gatos apresentam alta capacidade para digerir e metabolizar esse nutriente, ou seja, o acúmulo de gordura ocorre somente quando a ingestão é maior do que a indicada. Para os gatos, o alimento deve ter um teor mínimo de 9% de gorduras e, para os cães, 5,5%. A deficiência do nutriente pode ocasionar alterações dermatológicas, distúrbios cognitivos e alterações reprodutivas.

Carboidratos

O carboidrato é fonte primária de glicose, o que ajuda a providenciar energia para o pet e aumenta o tempo de saciedade. O carboidrato é um nutriente saudável desde que presente em quantidades moderadas e na proporção correta em uma dieta equilibrada com proteínas e gorduras. Nos alimentos para os pets, esse nutriente pode representar até 60% dos nutrientes.

Além disso, alimentos classificados como Super Premium e Premium Especial possuem também os chamados ingredientes funcionais, ou seja, nutrientes que quando consumidos produzem benefícios extras à saúde. Entre eles, destacam-se: prebióticos,

hexametafosfato de sódio, L-carnitina, condroitina e glicosamina, beta-glucano purificado, gelatina hidrolisada, BCAA que auxilia no ganho de massa muscular, extrato de Yucca: reduz o odor das fezes.

Flavio Silva reforça que os alimentos de alta qualidade, oferecidos nas quantidades adequadas, proporcionam a cães e gatos uma nutrição ótima ao longo de toda a vida. “Tutores que têm o cuidado de oferecer um alimento super premium para seus pets, sem dúvida estão garantindo a eles uma vida mais longa, saudável e feliz”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *