Foz do Iguaçu – Destino para todos

Por Maurício Cesar Penteado Junior, bacharel em turismo e hotelaria, professor e consultor

Entrevista com o Secretário de Turismo Paulo Angeli.

Pessoal, na coluna passada, escrevi sobre minha experiência em viagem com a família para Foz do Iguaçu! Em continuidade, na coluna deste mês, trago uma entrevista exclusiva que tive com o Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, um apaixonado pelo turismo e meu amigo Paulo Angeli.

Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de poder ter esse bate papo sobre Foz, gratidão! 

Secretário, o que o leilão do Parque Nacional do Iguaçu trará de benefícios para a cidade de Foz do Iguaçu e para o turismo de uma forma geral?

O Parque Nacional do Iguaçu passou por um novo processo de concessão e no projeto licitatório, foram previstos além de novos investimentos novos produtos. Os investimentos estimados são da ordem de 540 milhões em novas obras, com destaque para a área de entorno às cataratas, e projeção de outros 3 bilhões em investimentos na operação ao longo dos 30 anos de concessão. Estão inclusos nestes investimentos a revitalização de equipamentos importantes para o Parque como a trilha das Cataratas e a possibilidade de desenvolvimento de novos polos. Assim, o que anima com o processo é a ampliação das possibilidades de uso e de novos produtos como passeios, serviços, trilhas, entre outros, que ampliarão a oferta para o turismo da região de forma sustentável. Além disso, há um estímulo a modais alternativos de transporte, acesso e circulação no PNI, em especial no Polo Cataratas.  

 Com certeza todo o turismo foi duramente impactado pela pandemia do covid-19, acredito que mesmo em momentos ruins é possível tirar lições positivas, quais as lições que o turismo de Foz do Iguaçu tirou de positivo?

A Pandemia da Covid-19 para o turismo fez com que muitas empresas ficassem no vermelho por muitos meses, sem mobilidade, sem turistas. Os aprendizados para a gestão pública e privada do turismo são vários, mas principalmente relacionados a necessidade de adaptação, gestão integrada e inovação. Vivemos um contexto de transformação digital e consequentemente de comportamento e é necessário olhar para o novo cenário, os novos turistas e se reinventar como destino, como serviço e como produtos de forma conjunta. 

Com a diminuição da pandemia e o fim das restrições, os eventos presenciais estão voltando com força total, como está o calendário em 2022 na cidade? E quais são os mais importantes?

Os eventos estão retornando com força total. A Secretaria de Turismo registra em seu Calendário todos os eventos com Alvará e podem ser consultados no link: https://www.destino.foz.br/calendario-de-eventos/. Nesse contexto todos os eventos são importantes, principalmente os que tem interesse turístico, como Congressos e Shows, pois ambos movimentam toda a cadeia do turismo. Foz do Iguaçu sempre esteve entre os principais destinos de eventos e temos certeza de que temos estrutura adequada para continuar recebendo grandes e importantes eventos na cidade. 

O que podemos esperar de novidades para 2022/2023?

O Destino vem se posicionando de forma diferente. Com olhar para o desenvolvimento do município de forma ampla, estão sendo desenvolvidas ações para posicionar Foz do Iguaçu como uma cidade para Viver, Visitar e Investir. A estruturação de Escritório de Atração de Investimentos, o fortalecimento dos observatórios, a criação do Centro Municipal de Inovação, o fortalecimento da política de inovação, a nova postura na promoção, são algumas das ações que direcionam para mudanças muito positivas para o destino nos próximos anos. Assim, podemos esperar um destino cada vez mais estruturado, com uma oferta cada vez mais qualificada e diversificada. Uma cidade de qualidade para moradores, visitantes e investidores. 

Novamente meu agradecimento por ter cedido um tempinho para conversar e responder para a Coluna Seu Próximo Destino! 

Gostaram? Que tal uma viagem para Foz do Iguaçu? Seja a lazer ou a negócios a cidade está pronta para recebê-los! Mas para deixar tudo mais organizado e do jeitinho que você quer, consulte sempre um agente de viagens!

Espero que tenham gostado da leitura! Até o mês que vem com mais Coluna: Sua Próxima Viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *