Arquitetos ensinam a valorizar o décor dos corredores

A forma mais clássica de trazer vida para um corredor é ao transformá-lo em uma galeria de arte

Espaço estreito e de passagem, o corredor, muitas vezes, é pouco explorado quando o assunto é decoração. Mas sabia que não é difícil trazer cor e personalidade para ele? “Por não ser um ambiente de longa permanência, os corredores podem receber um décor mais ousado e criativo, com soluções diferenciadas, mas que sempre respeitem a boa circulação”, opinam Ieda e Carina Korman, arquitetas.

A forma mais clássica de trazer vida para um corredor é ao transformá-lo em uma galeria de arte. “Fácil de criar e cheia de personalidade, a montagem de gallery wall é uma das formas mais divertidas de se decorar um corredor”, opina Carina. Nesse caso, a parede pode ser neutra, dando destaque para as obras de arte, colagens ou fotografias. Uma bela escultura, alocada no fundo do corredor, também pode dar destaque, atraindo os olhares.

Apostar em cores impactantes também é uma ótima forma de levar personalidade para os corredores. “Uma dica é se valer da monocromia, muito em alta atualmente. Outra opção é escolher duas tonalidades – uma para as paredes laterais, outra para a parede de fundo e teto”, indica Carina Korman. O destaque da parede – ou porta – de fundo é capaz de causar um impacto visual, ao passo que a cor diferenciada, no teto, confere a impressão de que o pé-direito é mais elevado.

Padronagens e texturas também podem ser exploradas sem medo, seja com um revestimento diferenciado, seja com papel de parede. “O papel de parede propocia a facilidade de aplicação, podendo ser unido com outros itens de decoração, como quadros. Revestimentos tridimensionais, por outro lado, brincam com o efeito de luz e sombra e impelem a uma curiosidade ao toque”, opina Ieda Korman.

Uma forma elegante de revestir uma das paredes de um corredor é valer-se do espelho. “Ele confere sensação de amplitude para o espaço e, em alguns casos, também ajuda na iluminação do espaço”, diz a profissional, que também indica que um bom projeto luminotécnico é essencial para esse tipo de ambiente. “É possível se valer de recortes no gesso, por exemplo, criando uma iluminação diferenciada”.

Por fim, corredores podem ganhar mais de uma funcionalidade ao receber mobiliários bem pensados, que ajudam na organização do lar e, ainda, não comprometem ou atravancam a passagem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *