Sapateiras em casa são versáteis e funcionais

Com uma decoração e organização harmoniosa e funcional, somos inspirados a ter momentos de maior concentração e a pensar com mais clareza e tranquilidade. Desta forma, sempre buscamos novos meios de deixar tudo em seu devido lugar, mas, em muitos casos, acabamos por esquecer de pensar em locais dedicados exclusivamente para guardar os sapatos.

Seja localizada no dormitório, no closet, na área de serviço (para guardar os pares limpinhos) ou até mesmo hall de entrada – hábito já incorporado pelos brasileiros, em função da pandemia –, a escolha da sapateira é decisiva para a organização geral da casa.

Pensando nisso, as arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça prepararam algumas dicas sobre como escolher e organizar as sapateiras. No que se refere a melhor localização para a sapateira, elas são categóricas em pontuar que a definição pode variar de acordo com o tamanho do imóvel, o estilo de vida dos moradores e os sapatos que eles possuem. Resolvido o dilema sobre qual cômodo vai comportar a sapateira, é preciso pensar no modelo. Com a grande variedade de peças que podem ser adquiridas prontas e uma infinidade de ideias e soluções para a execução sob medida, o morador pode ficar em dúvida sobre qual a melhor alternativa para o contexto do seu projeto.

No que diz respeito à ordenação dos sapatos, a dica é deixar acessível, e em prateleiras mais baixas, aqueles utilizados com mais frequência. Nesse pensamento organizacional, vale também separar os calçados sociais ou delicados dos esportivos como medida protetiva para evitar sujeiras e danos naqueles que são mais delicados.

Com a pandemia e novos cuidados de higiene, se tornou ainda mais comum a prática de tirar os sapatos antes de entrar em casa. Mas, para que estes calçados não fiquem espalhados por todo o hall de entrada, as moradas passaram a contar com um cantinho destinado a eles, bem próximo à porta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *