Arquiteto ensina como economizar energia elétrica

No entanto, as soluções não são iguais para casa e apartamento. “Quem mora em uma casa tem mais autonomia para fazer modificações. Mas há boas soluções para que vive em apartamento, tanto para economizar água quanto luz”, comenta Dias.

No caso da eletricidade, a primeira dica é instalar lâmpadas de LED em todos os ambientes. “Uma lâmpada LED de 5W oferece a mesma luminosidade de uma lâmpada dicroica de 50W. Além de ser muito econômica, a LED substitui qualquer tipo de facho de iluminação. O mercado oferece os mais variados modelos”, explica, lembrando que mesmo as lâmpadas fluorescentes são bem menos eficientes que as LEDs.

Outra dica é trocar eletrodomésticos antigos por novos, principalmente geladeiras e freezers, por duas razões. Em primeiro, os aparelhos elétricos em geral perdem eficiência ao longo dos anos. A segunda razão é que, de tempos em tempos, a indústria desenvolve produtos mais econômicos do que os modelos anteriores. “Tudo bem que certos eletrodomésticos são caros, mas o custo é recuperado na conta de luz, que fica menor”.

Também é possível instalar dimers nos ambientes internos. São mecanismos que controlam a intensidade da luz. Quanto menos luminosidade, menos consumo. Nas áreas comuns dos edifícios vale a pena usar sensores que acendem as lâmpadas sempre que há movimento no ambiente. Eles podem ser programados para ligarem e desligarem em horários específicos.

Quem reside em casa, além de poder fazer uso das ideias já citadas, tem como opção a realização de interferências maiores. Um exemplo é a instalação de placas fotovoltaicas que geram energia com a luz solar. “São caras. Mas há uma política de financiamento a longo prazo que faz valer a pena. Os especialistas afirmam que o investimento é recuperado entre 5 e 8 anos”, afirma, lembrando que também existe um sistema de aquecimento de água, não fotovoltaico, para chuveiros e torneiras.

Por fim, uma revisão e, se necessário, troca da fiação elétrica, e manter a luz apagada sempre que deixar o ambiente são práticas que contribuem muito para economizar energia elétrica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *