Arquiteta aponta as diferenças e as vantagens de cada um

Em linhas gerais, o mercado dispõe de três opções a serem escolhidas pelo morador: elétrico, a gás ou por indução.

A arquiteta Júlia Guadix ressalta que a escolha deve se basear nos hábitos e orçamento dos moradores, além da área disponível. “Pensar num layout prático e na forma como será a marcenaria deve servir como ponto de partida da cozinha, determinando a escolha de fogão ou cooktop. Outros cuidados envolvem os pontos de tomada e gás, de acordo com a forma de abastecimento do produto. Para o cooktop, também devemos fixar a bancada sem o recorte prévio da marmoraria para só depois encaixá-lo certinho com a peça. Assim, evitamos possíveis erros”, fala Júlia. Ela também ressalta que o cooktop não deve ser colocado rente à parede e deve haver uma distância mínima de folga, de acordo com o manual do fabricante. “Antes de instalar qualquer tipo, sempre recomendo ler e reler com atenção o manual, que é indispensável”, comenta Júlia.

Frequente nas residências brasileiras há muitos anos, o fogão se destaca por alguns adicionais com relação ao cooktop. Além de associar a dupla função de cozimento e forno, não necessariamente é imprescindível a produção de móveis planejados para a sua colocação: o cliente pode optar também pelas versões de piso ou de embutir na bancada e marcenaria, de acordo com o que fizer mais sentido com a proposta do ambiente e corresponder ao budget da família. “Geralmente, o fogão custa menos do que o cooktop. O que pode encarecer é optar pelos modelos importados, de design diferenciado ou os industriais”, ressalta Júlia.

O modelo de piso tem outro ponto a favor: caso seja necessário alterar sua localização no layout, tudo pode ser feito com mais facilidade (se for um sistema a gás, haverá necessidade de obra). Porém, seu porte robusto costuma ser uma desvantagem, principalmente em cozinhas pequenas, pois ocupa um espaço considerável. E pensando na limpeza, o processo costuma ser um pouco mais difícil, pois além da superfície, não se pode esquecer das laterais e do deslocamento para acessar a parte traseira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *