Conceito aberto, leveza, soluções contemporâneas de arquitetura e décor marcam reforma de apartamento de 115 m²

Foi com carta branca que os arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia receberam a missão de realizar a reforma do novo apartamento de um casal de advogados e seus dois filhos pré-adolescentes.

A relação dos moradores com os profissionais teve início antes mesmo da aquisição das chaves. Nessa fase, Bruno e Lucas se reuniram com os proprietários para conhecer as expectativas para a execução de croquis, linha de chamada, predefinições do layout e até mesmo os acabamentos que seriam utilizados no projeto.

Com o conceito aberto definido como o ponto de partida, a reforma trouxe diversas alterações de paredes para integrar as duas varandas, cozinha, área de serviço e sala de estar. Com isso, a demolição de paredes foi necessária para que o apartamento ganhasse mais espaço.

Área social  

Nos quatro ambientes conectados, os arquitetos apostaram no piso de porcelanato cinza para dar a sensação de amplitude e continuidade. Outra solução adotada pelos arquitetos foi a retirada das portas de correr que separavam a varanda da área social: sem elas, a sala de jantar ocupou a varanda, proporcionando o privilégio da família realizar as refeições enquanto apreciam o skyline da cidade.

Ao levarem a sala de jantar para varanda, os arquitetos consideraram a presença de um móvel de apoio. “Desenhamos uma mesa que ocupa a parede ao fundo, perfeita para o apoio de copos e bebidas, mas que também serve de bancada para o home office dos moradores”, explica Lucas.

Na cozinha, a bancada em ilha de quartzo recebeu o cooktop e sua posição promove uma extensa visão e a interação com quem está na sala ou na varanda. Ciente da relevância de projeto luminotécnico muito bem executa, a dupla de arquitetos investiu na instalação de três pendentes logo acima da bancada e, para auxiliar a preparação de alimentos ou outras atividades perto da pia, uma fita de LED foi embutida no armário superior.

Ala íntima  

Para ganhar espaço no dormitório do casal, Bruno e Lucas trabalharam em estratégias para conquistar dimensões. Poucos móveis, espelhos nas portas do armário e em uma das laterais da cabeceira favoreceram a sensação de amplitude. No décor, a cabeceira estofada com tecido e a colocação de apenas um móvel de apoio acompanhado por um pendente.

No banheiro do casal, a bancada com duas cubas e a combinação impecável dos tons claros. Com um desenho muito bem otimizado, a marcenaria acomoda a praticidade para guardar os pertences de higiene pessoal.

Na planta original entregue pela construtora, a suíte foi transformada em um dos dormitórios dos filhos. Inspirados nos personagens preferidos do menino, os heróis do HQ Vingadores estampam a parede atrás da cabeceira, onde também se encontra o suporte para apoiar a coleção de carrinhos.  Tal qual o dormitório dos pais, ambos dispõem de espelhos embutidos nas portas dos armários. Bancadas com gavetas e armários foram concebidos para apoiar a TV, videogame e o principal: fazer as tarefas de casa e as aulas online.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *