EDITORIAL

Muito importante a ação do projeto Vida no Trânsito realizada em Curitiba. Trata-se de blitz integrada para fiscalização de consumo de álcool e velocidade e também verificação de motocicletas. Participaram todos os órgãos atuantes no trânsito em Curitiba – Secretaria Municipal de Trânsito, Guarda Municipal de Curitiba, Batalhão de Polícia de Trânsito, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal.

As operações integradas do Vida no Trânsito são muito importantes para que os órgãos de fiscalização possam ser mais efetivos na segurança do trânsito de Curitiba. O trabalho conjunto reforça ainda mais o compromisso de todos os envolvidos com o projeto, colaborando para a diminuição das fatalidades nas ruas da cidade.

Em média, a coordenação de fiscalização do Vida no Trânsito organiza 15 blitze ao mês – de alcoolemia, velocidade ou verificação de motos –, com a participação de no mínimo dois órgãos de trânsito participantes do projeto.

Foram abordados todos os tipos de veículos – carros de passeio, motos, ônibus do transporte coletivo e de empresas de transporte. Além da realização das blitze integradas e da análise dos dados de acidentes com vítimas fatais no trânsito da capital paranaense, as coordenações de estudo do Vida no Trânsito também sugerem mudanças na infraestrutura viária da cidade, fazem campanhas educativas em locais de altos índices de atropelamentos, pesquisam as experiências de trânsito em outras cidades para aplicação em Curitiba, entre outras atividades para melhorar o trânsito da cidade e dar mais segurança a pedestres, ciclistas e condutores de veículos.

Segundo dados preliminares do Vida no Trânsito, em 2014 houve 224 vítimas fatais em acidentes de trânsito em Curitiba, sendo que em 2013 foram 226.

O Vida no Trânsito faz parte de uma ação do governo federal que pretende reduzir as lesões e os óbitos no trânsito do país. Além de Curitiba, o projeto é realizado em Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG).

Lançado em 2010, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)/Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Bloomberg Philanthropies (fundação internacional de promoção de atividades na área social), o projeto integra uma ação global chamada Road Safety in 10 Countries (RS 10), coordenada pela Opas/OMS e financiada pela Bloomberg Philanthropies, cujos objetivos são estimular, nos países financiados, ações de prevenção a lesões e mortes no trânsito e aumentar a capacidade de avaliar projetos de melhorias no trânsito. O projeto tem a intenção de reduzir em 50% as fatalidades no trânsito no Brasil até 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *