Imobiliária entra no combate à proliferação da doença

Há três meses, fazer o controle da proliferação do inseto nos imóveis sob administração da imobiliária Apolar passou a ser obrigação nas perto de cem lojas da empresa espalhadas pelo Paraná.

“Como os focos do inseto geralmente se formam em residências e pontos comerciais, decidimos inspecionar os que nos foram confiados para negociação e orientar proprietários e futuros ocupantes. Nossa meta é entregar imóveis saudáveis para as pessoas morarem ou trabalharem”, explica o presidente do Conselho de Administração e diretor de Responsabilidade Social da empresa, Joseph Galiano. A deflagração da campanha coincide com o período em que a doença é considerada epidêmica em diversas cidades paranaenses.

Cuidados
A decisão da empresa, que se transformou em campanha reforçada com material de divulgação e suporte da Secretaria Estadual da Saúde, começou em janeiro. O roteiro de ação estabelecido pelo setor de Locação em Curitiba, que faz cerca de 250 vistorias pré-entrega de chaves por mês, é um exemplo de como a rede de imobiliárias está trabalhando para prevenir o problema no Estado.

Tudo começa com a chamada angariação, quando o proprietário interessado em vender ou alugar deixa as chaves com a imobiliária. Nessa ocasião, um funcionário informa ao cliente que um vistoriador inspecionará o local antes de colocá-lo em negociação. Entre os aspectos analisados do imóvel, explica, estarão as condições para proliferação da dengue – como existência de objetos e utensílios expostos ao acúmulo de água . Feito isso, entrega ao cliente um folheto contendo um roteiro para check list a fim de que ele próprio faça a inspeção do local antes da visita.

Procedimentos
Se na visita não for constatada a existência de condições para a criação de focos do mosquito, é fixado  na janela do imóvel um adesivo atestando que o local está em dia com a prevenção da doença. Caso haja algum possível criadouro, o setor de Logística da imobiliária é acionado e, imediatamente, alerta o proprietário para tomas as providências necessárias. Só depois de sanada a falha é que o local receberá o adesivo atestando que  foi inspecionado e não oferece riscos.

O novo morador (inquilino ou proprietário) também é alertado sobre a campanha de prevenção ao receber as chaves. Além do adesivo na janela, ao entrar no imóvel ele poderá notar um sinalizador de porta chamando a atenção para os cuidados tomados antes da sua chegada. Dentro do imóvel, por sua vez, um folheto com o check list. Instrui sobre prevenção de focos.

Foi o caso do funileiro João Rafael Chevonica, que negociou com a imobiliária a locação da casa em que já morou com a família, no bairro Guabirotuba, em Curitiba. “Acho que é uma iniciativa muito importante porque nem todo mundo percebe esses detalhes. Eu já tinha notado que até as calhas podem virar berçário de mosquito”, brincou Chevonia, que fez questão de percorrer o imóvel com o vistoriador Micael Moura. A inspeção de calhas e lajes – item 3 do check list –  está entre os locais examinados pela equipe Apolar.

O volume de novos negócios fechados pela empresa – que atua em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, interior e unidades catarinenses – dá uma ideia da importância da ação de inspeção e orientação. São cerca de 1,8 mil novos contratos por mês entre e locação e vendas, e que envolvem diretamente os contratantes e, indiretamente, os demais moradores (no caso de residências) e trabalhadores (nos imóveis comerciais).

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