Editorial

As vendas da indústria de materiais de construção aumentaram 13,8% em março deste ano, em relação ao mês anterior. Os dados fazem parte de levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Na comparação com março de 2012, houve expansão de 0,2%. O panorama também é positivo na demanda por imóveis comerciais uados. Em Curitiba, o Instituto de Pesquisa do Secovi Paraná registrou que o índice de Venda de Imóveis Usados (VUSO) cresceu para 3,9%. Já a média dos últimos 12 meses foi de 5,0%, apresentando variação de cerca de dois pontos e meio percentuais, se comparada à média do período anterior (de abril de 2011 a março de 2012, a média foi 7,6%).

Outra novidade na construção civil é um sistema que não emprega tijolos. O método de paredes em concreto já foi usado em Curitiba na construção do Residencial Cidade de Pávia, conjunto de 256 unidades entregue em março, e agora está sendo utilizado nas obras dos residenciais Cidade de Pádova, com 416 unidades e Cidade de Novara, 208. As obras com paredes em concreto apresentam vantagens em relação aos métodos convencionais, em especial a maior velocidade na execução e a redução no desperdício de materiais.

E Curitiba sai na frente mais uma vez. Agentes e educadores da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) iniciaram uma avaliação de 15 áreas da capital com maior incidência de atropelamentos. O objetivo é traçar um diagnóstico completo, verificando como estão ocorrendo os atropelamentos e identificando situações que contribuem para os acidentes no trânsito da capital paranaense. Os agentes da Setran já visitaram a  região da estação-tubo Maria Clara, na Avenida João Gualberto, no Alto da Glória, que tem um grande fluxo de pessoas. O local, que teve recentemente dois atropelamentos com vítimas fatais, é próximo ao Santuário do Perpétuo Socorro que promove uma movimentada novena nas quartas-feiras, além de uma escola municipal, comércio e prédios administrativos. Os pontos críticos de atropelamentos identificados pelo levantamento do projeto Vida no Trânsito ainda incluem os cruzamentos das Avenidas Marechal Floriano e Sete de Setembro, Presidente Kennedy e República Argentina, além da Travessa da Lapa e da região da Rodoferroviária. Entre os fatores que levam aos acidentes de trânsito estão: o consumo do álcool, os atos inseguros, a travessia em locais inadequados e o desrespeito à sinalização por parte dos pedestres; e a alta velocidade e o desrespeito à sinalização e ao pedestre por parte dos condutores. Portanto, a mudança de comportamento dos pedestres e condutores é fundamental para haver uma redução dos atropelamentos. O condutor deve respeitar as faixas de pedestres, principalmente quando não houver a sinalização específica. Com uma velocidade adequada, ele consegue tanto evitar um acidente como reduzir a gravidade dele, caso aconteça. O pedestre também precisa atravessar em locais adequados, ter um comportamento seguro. Se cada um fizer sua parte, agir de forma correta, certamente os atropelamentos vão diminuir.

Notícia boa também para os cães de rua que vivem nos terminais de ônibus de Curitiba. A  Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) irá identificar, castrar, vacinar e manter monitorados todos os animais que vivem em terminais. Trata-se do projeto Cães Comunitários, uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A primeira fase teve início Está sendo feito um levantamento, junto aos usuários e funcionários dos 22 terminais de ônibus da cidade, para saber a média de cães comunitários em cada um. Os chamados cães comunitários são os que vivem nos terminais de ônibus, sendo alimentados e mantidos geralmente por quem trabalha ou frequenta diariamente o local. Em várias cidades no mundo os cães e gatos comunitários são atendidos pelo poder público.Eles passam a fazem parte da fauna urbana e contam com a ajuda e simpatia da população e dos turistas. Curitiba irá adotar este método. Notícia boa também para os protetores e amigos dos animais.

Boa leitura!

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