Editorial

Para garantir atendimento para mais de dois milhões de pessoas que devem frequentar a praias paranaenses durante a temporada estão sendo ampliados os serviços públicos de saúde, segurança pública, transporte e limpeza pública no Litoral.

Os moradores e veranistas vão contar com um reforço na assistência médica nos principais postos e hospitais do Litoral. Além de equipamentos e medicamentos, será ampliado o número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nas unidades, totalizando cerca de dois mil plantões médicos, 900 de enfermagem e dois mil de técnicos de enfermagem nos diferentes postos de atendimento. Também estará em funcionamento o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Regional do Litoral, que mantém ambulâncias em Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, Morretes e Paranaguá. Sete ambulâncias de suporte básico e uma UTI móvel estarão disponíveis durante a temporada. Será mantida a Central de Recuperação de Afogados. A estrutura, montada no Hospital Nossa Senhora de Navegantes, em Matinhos, atenderá ainda todas as emergências aquáticas, como acidentes com animais marinhos.

Durante a temporada, a Secretaria da Saúde vai oferecer testes rápidos para identificar doenças como aids, hepatites virais e sífilis. As equipes vão distribuir materiais educativos sobre as principais doenças presentes no Paraná. Desde outubro, a vigilância sanitária está treinando donos de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, mercados de peixe e vendedores ambulantes para se adequar às legislações sanitárias vigentes.

Em relação à segurança, a temporada deverá ser tranquila. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros terão um efetivo 20% maior que na operação passada. Serão 2.900 homens no Litoral, sendo 2 mil policiais e 900 bombeiros. A PM vai usar ainda bicicletas no policiamento, assim como módulos móveis para o atendimento comunitário. Serão realizadas Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU) para garantir a ordem e o controle de ruídos. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Trânsito, a Polícia Montada, a Companhia de Eventos e a Força Verde vão reforçar o trabalho. A Polícia Civil vai ampliar o efetivo nas delegacias do Litoral com o objetivo de auxiliar na guarda de presos, na investigação do tráfico de drogas e coibir o porte de armas. O Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) e o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) atuarão no combate ao tráfico de entorpecentes em pontos estratégicos. Homens do Corpo de Bombeiros vão atuar como guarda-vidas em 100 pontos ao longo da orla paranaense, no período das 8 horas às 20 horas. No interior do Estado, estarão em 50 pontos. Também serão empregadas 64 embarcações de salvamento e resgate em praia e 166 viaturas motorizadas. O trabalho vai contar ainda com apoio de nove viaturas para áreas sem postos de guarda-vidas. As embarcações vão trabalhar 24 horas por dia. A corporação vai realizar também a distribuição de materiais de prevenção contra afogamentos e pulseiras para identificação infantil.

Para suprir às demandas ambientais, será realizado um trabalho de prevenção e conscientização. Além de coibir desmatamentos e a caça predatória, a balneabilidade na água será monitorada semanalmente em 49 pontos de rios e mar. Uma novidade neste ano é a medição da qualidade da areia. Em relação à limpeza, equipes já trabalham, desde o início de dezembro, na roçada de terrenos baldios, na retirada de material de podas e de construção em residências, na varrição de ruas e limpeza geral das praias. Um grupo de monitores de sensibilização ambiental capacitado já está trabalhando na conscientização da importância de separar o lixo reciclável em condomínios, hotéis, colônias de férias, nas travessias e outros locais do Litoral. A Secretaria do Meio Ambiente vai promover ainda atividades de orientação e educação ambiental no Litoral, além de preparar um programa de visitação de parques estaduais e unidades de conservação.

A qualidade dos serviços de saneamento básico e abastecimento de água também está garantida nesta temporada. Além disso, foram instalados pontos de acesso gratuito à internet com conexão sem fio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *