Verão e saúde

O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Época de férias, lazer e descanso. No entanto, para tudo sair de acordo com os planos é necessário tomar certos cuidados com a saúde, principalmente quando o destino for o litoral. Especialistas orientam que um dos principais cuidados é com relação ao sol. Sempre usar protetor solar. A alimentação deve ser leve com muita fruta, verduras e sucos. Deixar de lado as frituras e alimentos mais pesados. A recomendação também é ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia.
O aparecimento de doenças como conjuntivite, varicela, alergias e intoxicação alimentar se torna mais frequente no litoral durante a temporada de verão pelo calor e grande circulação de pessoas. Essas doenças se proliferam basicamente por falta de cuidados com a higiene das mãos. Para preveni-las, é bom  evitar compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas, talheres, copos, garrafas, latas. Principalmente, deve-se de lavar as mãos antes e depois de trocar fraldas, ao chegar da rua, andar no transporte coletivo, antes e depois de comer, beber e preparar alimentos, após ir ao banheiro, ler jornais, revistas em locais públicos, tossir ou espirrar, antes ou depois de atender pacientes e várias vezes durante o trabalho.
Outra recomendação dos especialistas é manter os ambientes arejados e as janelas abertas e evitar locais fechados e aglomerações. Outra doença típica dessa época, que historicamente registra sensível aumento no litoral, é a meningite viral. Ela é resultante de vírus que circulam no meio ambiente e também pode ser prevenida com bons hábitos de higiene. Os sintomas da meningite viral são dor de cabeça muito forte, febre ou calafrio, dor na nuca, náuseas e vômito. Em crianças também podem ocorrer convulsões e moleiras inchadas.
É na época quente que existe maior incidência de aranha-marrom. Quem for ficar em casa nas praias deve fazer uma limpeza geral e se certificar que não existe o aracnídeo, cuja picada pode levar à morte, dependendo do caso. Outra doença de verão é a dengue. Os cuidados devem ser com relação a locais que acumulam água.
Boas férias e ótima leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *