EDITORIAL

Com cautela e pesquisa. É assim que o interessado em passar as férias de verão no litoral deve proceder ao procurar alugar um imóvel nas praias do Paraná ou de qualquer outro estado brasileiro. Com o aumento da demanda nesta época do ano, os valores têm alta expressiva e, em muitos casos, não correspondem à qualidade do local e dos serviços oferecidos e disponíveis.

É importante conhecer o imóvel antes de fechar o negócio. Este cuidado é essencial para evitar problemas futuros e muita dor de cabeça. Outra informação fundamental é verificar os descontos concedidos, as formas de pagamento e a infraestrutra nos arredores da casa ou apartamento.

Pesquisar ainda é a melhor maneira de se alcançar sucesso nesta empreitada. É bom consultar imobiliárias, administradoras legalmente habilitadas, classificados ou diretamente com o proprietário e, ainda, ouvir sugestões de amigos e parentes. Com relação a pesquisa pela internet, os cuidados deve ser redobrados: nunca repassar dados pessoais ou adiantar dinheiro.

Se o imóvel atende às necessidades e ao orçamento do consumidor, é hora de elaborar um documento, especificando as condições gerais do imóvel, a lista dos móveis e utensílios existentes e o estado deles.

Outro dado fundamental: o contrato. Ele é o instrumento que dá segurança a ambas as partes, a garantia de que o imóvel e a forma de locação serão respeitados. No contrato devem constar os nomes completos do locador e do locatário, localização e descrição do imóvel, lista dos móveis e utensílios existentes, datas de entrada e saída, forma de pagamento e valor do aluguel.

Atenção na hora de assinar o contrato. É importante ler todas as linhas e tirar todas as dúvidas que surgirem. Tomando estes cuidados, é só arrumar as malas e viajar com tranquilidade e segurança.

Outra recomendação que pode evitar dores de cabeça para quem tem imóvel no Litoral é a autorização de cobrança através de débito em conta bancária. Nesse período muitas pessoas costumam efetuar o pagamento de contas atrasadas junto a Sanepar e ficam na expectativa de que a água seja religada imediatamente, o que gera uma sobrecarga nas equipes da companhia.

Segundo a Sanepar, apenas 21.427 das 64.908 ligações de água do Litoral estão em débito automático e atualmente, os clientes que estão com uma ou mais contas em aberto chegam a 9.970 (15% do total de ligações). Muitas destas ligações podem estar com o fornecimento de água interrompido por inadimplência. Outra facilidade é que, o cliente que solicitar o débito em conta bancária pode solicitar a entrega das faturas em seu endereço fixo, evitando assim contratempos.

Boa leitura!

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