A tecnologia a favor da sustentabilidade

A tecnologia presente nos eletrodomésticos tem potencializado a capacidade dos aparelhos, diminuindo assim, o tempo que permanecem ligados. São os chamados produtos verdes, que apresentam uma tecnologia tão boa quanto a de aparelhos comuns, mas com um extra: economizam energia. O consumo é diretamente proporcional à potência do aparelho e ao respectivo tempo em que fica ligado, quanto maior a potência e o tempo de utilização, maior será a energia consumida e, conseqüentemente, a conta para pagar no final do mês.

Eletrodomésticos que têm baixo consumo de energia são identificados através de um selo da PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia em parceria com o Inmetro. O selo garante a economia de energia, e a classificação é feita por letras, sendo “A” maior eficiência e “E” menor eficiência.

Fernando Andrade, sócio da EXS Eletrodomésticos, comercializa somente produtos de marcas que desenvolvem e perseguem a excelência em sustentabilidade há mais de uma década. “Uma das maneiras de contribuirmos para reduzir o impacto ambiental é a substituição de nossos velhos eletrodomésticos por equipamentos desenvolvidos por empresas enquadradas nas novas diretrizes governamentais, esses novos produtos, desenvolvidos nos últimos 3 anos, economizam em média mais de 30% em relação aos equipamentos com mais de 10 anos”.

 A loja, especializada em eletrodomésticos de alto padrão, comercializa produtos que ganharam o selo da classe “A” pelo Inmetro. Um exemplo é o refrigerador “Retrô” da Smeg, com capacidade para 268 litros, que consome 30,9 kWh/mês, enquanto outro produto da mesma categoria consome 52,5 kWh/mês, o que gera uma economia de 70%. Devido à alta economia de eletricidade o investimento inicial, que é mais alto comparado a eletrodomésticos populares, pode ser recuperado em um semestre.

A nova receita que vai fazer sucesso na sua cozinha é utilizar a tecnologia a favor da sustentabilidade. Eletrodomésticos de baixo consumo de energia, aliados a uma instalação elétrica bem projetada e executada, constituem um sistema eficiente e ainda evitam surpresas desagradáveis na conta de luz no final do mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *