Donner veio da Áustria para buscar um emprego e quase foi embora após 20 dias de tentativas frustradas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Porém, na véspera do vôo de volta, conheceu Walter Clark, produtor de TV, que o apresentou a Roberto Marinho. Após mostrar seu portfólio, foi contratado pela Rede Globo, que na época estava se estruturando.
No vôo para a Áustria, desenhou a marca da emissora num guardanapo. Desenho que, inclusive, mostrou a todos os presentes na Feira de Gestão. Após alguns meses levantando a documentação necessária para trabalhar legalmente no Brasil, o designer retornou para apresentar sua criação, que foi aprovada “de primeira”. A partir daí, deu início a inúmeros projetos que mudaram de vez o look-on-air da principal emissora do País.
Os trabalhos de Donner inspiraram TVs do mundo todo, dando grande projeção à Rede Globo. Além disso, os trabalhos do austríaco foram destaque em galerias de arte como a Mecanorma, em Paris, e em outros grandes centros como Nova Iorque e Edimburgo.
TRAJETÓRIA
Quando chegou ao Brasil, há mais de 40 anos, todos perguntavam ao designer por que ele trocou um lugar lindo, organizado, seguro e saudável pelo Brasil. De acordo com ele, a troca foi um grande acerto, pois aqui as pessoas vibram, amam e mostram emoções. “Além disso, encontrei o Rio de Janeiro – um lugar maravilhoso”, destacou.
Ele também falou de uma outra paixão: o esqui, que praticou durante muito tempo. “Para ser um bom esquiador, precisa ter jogo de cintura. Acho que foi por isso que me dei bem aqui no Brasil”, brincou.
NOVO PROJETO
Além do trabalho na televisão, o designer é reconhecido em áreas como moda e arquitetura. Dentre seus projetos, um dos destaques é o relógio Timension, seu “filhote favorito”. Inspirado na idéia da alternância de dia e noite, Donner criou o formato de círculos concêntricos que reproduzem, de forma estilizada, a passagem do tempo entre o claro e escuro. Ao todo, são 43.200 combinações a cada 12 horas. O Timension pode ser colocado na tela do computador, IPhone e IPod Touch. O download pode ser feito pelo site da Microsoft (www.microsoft.com.br) ou no www.timension.com.br.
MAIS SOBRE O EVENTO
Premiada com o Top de Marketing 2008 e considerada o maior evento de business do Sul do País, a 9ª Feira de Gestão da FAE Business School acontece no piso G1 Shopping Crystal Plaza. O evento traz cinco Painéis de Gestão e dez Palestras Magnas num auditório para 1.200 pessoas. Durante os cinco dias de evento, a Feira promove o debate e a troca de experiências entre empresários, executivos, empreendedores, acadêmicos e estudantes universitários, apresentando cases e estratégias bem sucedidas de gestão dos mais diversos segmentos. A programação completa pode ser acessada pelo site www.fae.edu/feiradegestao.
Serviço
9ª Feira de Gestão FAE Business School
Local: Shopping Crystal Plaza l Curitiba/PR
Data: 28 de setembro a 2 de outubro de 2009
Horário: 14h às 22h
www.fae.edu/feiradegestao
Central Press
(41) 3026-2610