Amazônia

Olá pessoal, espero que estejam todos bem! Na coluna passada escrevi sobre o fim das férias escolares, mas nem por isso temos que deixar de viajar! Trouxe várias possibilidades de passeios de um dia, viagens de final de semana para desfrutar do turismo regional e poder conhecer mais sobre nossa história, gastronomia, arquitetura e contemplar a natureza sem precisar pegar um avião!

Nesta 31ª Coluna Sua Próxima Viagem, vamos viajar para o Norte do Brasil e descobrir paisagens únicas, uma culinária maravilhosa com seus peixes de água doce, sua cultura e folclore que encanta quem conhece. Vamos conhecer um pouco sobre o maior Estado do país em extensão territorial, partiu para o Amazonas?

Começamos com a busca dos melhore voo, não temos voos diretos saindo de Curitiba para a Capital Manaus, as três companhias aéreas têm voos para lá, as melhores opções têm voos com duração aproximada de 6 horas e trinta minutos.

Agora chegamos na segunda fase, a escolha da hospedagem, temos basicamente três opções. Hotéis em Manaus, a cidade possui uma grande variedade de opções, assim você pode contratar os passeios de seu interesse ou se preferir fazer uma locação de carro.

Resorts de Selva pode ser também para quem quer ter uma imersão na Floresta Amazônica e a última opção é se hospedar no único Cruzeiro de luxo a navegar nas águas do Rio Negro e Solimões. Qual é a sua escolha?

Vamos explorar os pontos turísticos? Viajei faz alguns anos eu e minha esposa Ana Paula para visitar nosso amigo Alex Justus da Silveira, que foi estudar Direito Ambiental na Universidade do Estado do Amazonas, a UEA e como ele estava de carro, optamos em nos hospedar em Manaus e explorar a Capital e seu entorno de carro mesmo.

Para escrever sobre o Teatro Amazonas, temos que escrever sobre a época áurea da cidade, o ciclo da Borracha que aconteceu de 1880 a 1910. O Teatro foi inaugurado em 1896 e desde então recebeu inúmeros shows, peças de teatro, ópera e festivais folclóricos. A construção foi realizada para atender o desejo da elite amazonense da época, que idealizava a cidade á altura dos grandes centros culturais, obra imponente com seu estilo Renascentista na área externa e Style Louis XV no seu interior. Uma curiosidade é que a rua que leva a entrada do Teatro foi toda emborrachada para que as carruagens da época não fizessem muito barulho para não atrapalhar os espetáculos. Hoje em dia, funciona como museu e [e um patrimônio histórico nacional.

Outros locais que valem a pena você visitar é o Mercadão (Mercado Municipal Adolpho Lisboa). Ele foi inspirado no antigo Mercado de Paris (Les Halles) tem uma estrutura de ferro que foi desenhada pelo engenheiro francês que deu o nome a Torre Eiffel, o Gustavo Eiffel. Sua construção é datada de 1883. O Centro Cultural Palácio Rio Negro, foi construído para servir de residência ao Barão da Borracha, o alemão Karl Waldemar Scholz. Hoje é um Centro Cultural com exposições fixas e temporárias.

O Bosque da Ciência, a Praia da Ponta Negra, a Igreja São Sebastião, o Museu do Seringal Vila Paraíso e o Museu da Amazônia (Musa), são também ótimas opções de passeio na cidade.

A Capital tem muito mais atrações para visitar, mas temos agora que partir para os passeios de natureza! E é claro que começarei escrevendo sobre o mais famoso: O encontro das águas, que acontece na confluência dos rios Negro e Solimões, um com sua água preta e outro barrenta, eles não se misturam e correm lado a lado sem se misturar por aproximadamente 6km.

Partindo para Região Metropolitana de Manaus, temos a Cidade de Novo Airão, onde fica o Parque Nacional de Anavilhanas, consiste em um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com mais de 400 ilhas, centenas de lagos, rios, afluentes e igarapés. Além de possuir um dos melhores pontos nado com o boto rosa.

Saímos agora rumo a Presidente Figueiredo, a Cidade das cachoeiras conta com aproximadamente 150 cachoeiras, sendo mais de 30 delas abertas a visitação. A região conta também com fervedouros, cavernas e grutas.

Para os mais aventureiros, as agências de receptivo da região oferecem passeios de experiências, como focagem de jacarés noturno e pesca de piranhas, além de poder visitar comunidades ribeirinhas e tribos indígenas.

Com tanto passeio assim deu fome né? A culinária é simplesmente imperdível! Com tantos peixes de água doce é impossível não se deliciar com tantos sabores. Os principais pratos típicos de Manaus é a Costelinha de tambaqui, o pirarucu de casaca, o pacu frito, o bolinho de surubim, a matrinxã na brasa e a caldeirada de tucunaré.

Deu vontade de viajar? Para que sua viajem aconteça com segurança e do jeito que sempre sonhou, consulte sempre um agente de viagens!

Até a próxima Coluna Sua Próxima Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *