A infraestrutura é uma das fases mais importantes de toda a construção; é a “base” do empreendimento
Quem compra um imóvel, principalmente na planta, já sabe que o tempo é o fator principal que determina a conclusão de uma obra. São inúmeras etapas e detalhes que saem do papel, vão para as tecnologias envolvidas até se tornarem realidade, pouco a pouco. De acordo com o engenheiro da Hugo Leonardo, o tempo de uma obra pode variar de acordo com suas características e formas e envolvem cerca de 10 etapas, também variáveis, mas que englobam os processos construtivos necessários e acontecem uma paralelamente a outra. Confira:
Projeto
Tudo começa com o projeto. Aqui, é feita a análise, a definição e a compatibilização de tudo o que envolve a construção de um empreendimento. Esse é o momento de colocar no papel as características, o conceito, a forma, a estrutura e quais serão as diretrizes para tudo isso.
Serviços preliminares
Essa etapa é aquela que envolve os serviços iniciais como a limpeza do terreno onde será realizada a construção, as instalações provisórias de canteiro até a montagem de tapumes, por exemplo.
Infraestrutura
Essa é uma das fases mais importantes de toda a construção; é a “base” do empreendimento. É quando o solo, por exemplo, de acordo com as suas características, recebe a chamada cortina de contenção, as estacas e os blocos de fundação. É nesse momento que as patologias construtivas como rachaduras são evitadas, seguindo a risca todas as determinantes para a segurança e a construção do projeto.
Supraestrutura
Igualmente importante, essa etapa envolve a montagem de formas, armação, concretagem de pilares, vigas e lajes de sustentação do edifício. “Essas duas últimas são as etapas de maior risco e que envolvem a engenharia de cálculo de forma mais efetiva”, comentou o engenheiro.
Alvenaria de Vedação
Essa fase é aquela em que os tijolos são colocados no perímetro da edificação, quando acontece a construção de paredes internas e externas, determinando a separação das áreas dentro do empreendimento.
Instalações
Aqui é a hora de iniciar todas as instalações necessárias dentro de um residencial. Elétricas, hidráulicas, gás, ar condicionado, telefone, automação, irrigação e incêndio.
Cobertura
Nessa etapa acontece a cobertura do empreendimento como um todo, com o telhado e as impermeabilizações necessárias É aqui que acontece também detalhes térmicos, acústicos e contra a umidade.
Acabamentos
Chegando ao fim de uma obra, vem a parte dos acabamentos: a execução de reboco, a instalação de porcelanatos e azulejos, o forro, a pintura, dentre outros.
Instalação de esquadrias de alumínio e portas
Essa é outra etapa que ganha atenção especial: a colocação de esquadrias, ou seja, as portas e janelas de um empreendimento. São elas que determinam a entrada de iluminação e ventilação para dentro das casas.
Paisagismo e decoração
Por fim, essa é a etapa final que envolve os últimos detalhes e costuma ser mais rápida. A montagem de jardins, a iluminação de todo o empreendimento, a colocação de tampos em mármores e os mobiliários das áreas comuns.