Prefeito Rafael Greca recebe a visita do Presidente da FIEP Carlos Valter Martins Pedro para apresentação do Parque Tecnológico do Setor Automotivo
Curitiba vai ganhar o Parque Tecnológico 4.0 da Indústria Automotiva para o desenvolvimento de soluções inovadoras a demandas do setor automotivo e autopeças. O anúncio foi feito ao prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira (19/4), pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, em encontro na Prefeitura.
Greca parabenizou o presidente da Fiep pela iniciativa e afirmou que a criação do parque tecnológico se alinha ao conceito do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação para o desenvolvimento econômico sustentável e de cidade inteligente da capital.
“O Parque Tecnológico da Indústria Automotiva vai poder contar com o apoio do município e com toda a diversidade do Vale do Pinhão, formado por empreendedores, startups, aceleradoras, universidades, o setor industrial, entidades de fomento e empresas de economia criativa”, reforçou o prefeito.
O Campus da Indústria do Sistema Fiep, no bairro Jardim Botânico, foi escolhido para sediar o parque tecnológico automotivo, cujo cronograma de implantação ainda está sendo definido.
No Campus da Indústria já estão instalados a Aceleradora do Sistema Fiep, a Faculdade das Indústrias, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, o Instituto Senai de Tecnologia, o Centro de Inovação Sesi, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Fundação Araucária.
Segundo o presidente da Fiep, o Parque Tecnológico da Indústria Automotiva está sendo idealizado para provocar competição no setor. “Todos competem no mercado, enquanto cooperam na execução das atividades. É uma nova dinâmica, participativa, que tem a cultura de inovação aberta como catalisadora”, salientou Martins Pedro.
O presidente da Fiep contou que a criação do parque tecnológico é resultado de um trabalho, iniciado em 2021, pelo Conselho Setorial da Indústria Automotiva, com engajamento de vários grupos de trabalho para a instalação de um espaço físico focado em inovação.