Para que as emoções não interfiram na compra da primeira casa ou apartamento, é muito importante que o comprador possa contar com o auxílio de um corretor profissional.
Para muitas pessoas, a compra do primeiro imóvel é fruto de uma vida inteira de muito trabalho e envolve muitas questões financeiras e pessoais. Por isso, ao escolher um corretor, é importante sentir confiança e para tornar isso possível, é imprescindível checar se o profissional é registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI – e verificar se ele se mantém atualizado sobre seu mercado de atuação e utiliza ferramentas que otimizem e facilitem a movimentação, como plataformas de inteligência imobiliária, por exemplo. Além disso, o primeiro passo é saber em quais pontos o corretor pode te auxiliar, desde a busca pelo imóvel ideal, até a entrega das chaves.
Pensando nisso, o Luiz Cervi, CEO da EEmovel, primeira plataforma de captação de imóveis, listou abaixo três motivos pelos quais o corretor é super importante na jornada do primeiro imóvel.
Te ajuda a traçar um plano
O corretor te fará perguntas que te ajudarão a refletir e decidir o tipo de imóvel que você deseja, a finalidade (se é para moradia ou para investimento), o valor que você pretende investir e as características do local que pretende morar/ investir. Com essas questões definidas, seu corretor terá condições de levantar os imóveis mais alinhados às suas expectativas e você conseguirá aproveitar melhor as visitas. Essa é, muitas vezes, a primeira etapa e torna todo o processo muito mais assertivo.
Esclarece suas dúvidas sobre as questões burocráticas
Comprar um imóvel sempre envolve muitas questões burocráticas. Quando se trata da primeira aquisição, é mais do que normal que surjam várias dúvidas sobre o processo. O corretor tem toda a experiência necessária para guiar seu caminho e esclarecer suas dúvidas sobre documentação, financiamento, legislação, contrato, pagamento de taxas, etc. O corretor, inclusive, faz a verificação da documentação do imóvel, para checar se está apto para financiamento, por exemplo. Essa é uma atividade que exige conhecimento técnico e por isso o corretor tem papel indispensável.
Proporciona uma negociação segura
Uma das funções do corretor de imóveis é evitar qualquer dano que possa ser causado ao comprador. Um bom profissional sempre entende que o cliente espera dele eficiência, honestidade e segurança, por isso sempre busca alertar o comprador sobre negociações de risco ou que não sejam tão favoráveis. Caso ocorra algum problema durante o processo de compra, é papel do corretor intervir e solucionar, dessa maneira, o comprador está sempre assegurado.