A arquiteta Alessandra Gandolfi afirma que para quem quer usar as cores de forma mais sutil, pensar em pontos de cor é uma ótima alternativa. É possível trabalhar com paletas mais neutras e deixar para usar tons mais fortes em móveis, objetos de decoração, tapetes ou obras de arte. Assim, cria-se uma atmosfera diferenciada, aliando arquitetura e design.
Também é possível destacar um volume em paredes ou até mesmo no teto! Ao utilizar cor nesses lugares, são criados pontos de interesse no ambiente que conseguem transmitir diferentes sensações e estímulos de acordo com a escolha da tonalidade – desde relaxamento e tranquilidade até energia e vitalidade.
A natureza sempre será um elemento de inspiração para a arquitetura! Podemos observar a infinidade de tons harmônicos, que transmitem uma sensação de paz e tranquilidade.
Outra dica é utilizar o círculo cromático, ferramenta que pode ajudar a escolher uma composição harmoniosa de cores. Uma opção é usar as cores complementares, opostas no círculo, que resultam em uma mescla de tons mais quentes e mais frios. Para os amantes de degradês e tons sobre tons a dica é utilizar as cores análogas, que estão lado a lado no círculo.
Por último, é importante prestar atenção na iluminação! A luz pode alterar a tonalidade das cores e modificar sua percepção, aumentando ou diminuindo a profundidade e criando novos efeitos. Sendo assim, não deixe de levar esse item em consideração na hora de criar o projeto.