A arquitetura é uma delas. Com mais tempo em casa e em home office, espaços foram adequados para o trabalho e o lazer – mudanças de comportamento que interferem diretamente nos projetos de casas e apartamentos a partir de agora.
Em uma análise feita na ferramenta Trends, que compara a variação de buscas no Google em determinado período, no mês de maio, houve um aumento de 98% na pesquisa de “cama, mesa e banho” e 72% em “utensílios domésticos”, por exemplo. Praticidade, ambientes amplos e adaptáveis ao lazer e ao trabalho e maiores cuidados com a higienização farão parte dos novos projetos arquitetônicos no pós-pandemia.
A A.Yoshii – construtora de alto padrão que está há mais de 55 anos no mercado – começou a ajustar projetos diante da nova realidade de mercado. “Dentro deste conceito de ‘novo normal’, observamos que, durante o isolamento social, as pessoas estão buscando por mais conforto e bem-estar dentro de casa. Ter uma cozinha mais espaçosa volta a ter protagonismo. Áreas de jardinagem também ganham força, pois trazer o verde para dentro da residência ajuda a tornar o ambiente mais leve e aconchegante”, explica a arquiteta da A.Yoshii, Ana Paula Pimentel.
Além do home office, a necessidade do isolamento social fez com que as pessoas fizessem mais refeições em casa, o que tornou-se um incentivo para as pessoas passarem mais tempo na cozinha. Desta forma, a arquiteta acredita que esses espaços precisarão ser ainda mais amplos, iluminados e ventilados.
Para apartamentos menores, a funcionalidade e o multiuso serão essenciais, como por exemplo adequar o quarto das crianças para receber uma área de estudos, ou varandas que servem tanto para lazer quanto para home office