A capital garantiu mais uma vez o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na categoria “Municípios acima de 500 mil Habitantes”. Os dados avaliados são relativos ao exercício de 2018.
Com essa nova premiação a cidade se torna tricampeã brasileira de saúde bucal. A primeira vitória havia sido em 2012. Após seis anos, Curitiba retornou ao pódio dos sorrisos em 2018 e mantém a primeira colocação em 2019.
Em 2018, as equipes de saúde bucal da atenção básica do município de Curitiba fizeram 1.540.278 procedimentos. A rede curitibana oferece atendimento odontológico nos 111 postos de saúde e em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).
Há, ainda, atendimento hospitalar para pacientes especiais e encaminhamento para atendimento hospitalar em especialidades como Oncologia e Cirurgia Bucomaxilofacial.
Em casos de urgência e emergência odontológica, Curitiba conta com três UPAs (Boa Vista, Fazendinha e Sítio Cercado) que ofertam consulta odontológica para o período em que os postos de saúde encontram-se fechados. Curitiba tem 336 cirurgiões dentistas na atenção básica (postos de saúde) e 45 na atenção secundária (UPAs e CEOs). Além disso, a rede conta com 165 técnicos e 497 auxiliares.
A cerimônia oficial de premiação será no dia 27 de novembro, em Brasília (DF). Os vencedores receberão um consultório odontológico completo.