O brasileiro nos últimos anos observou o mercado de imóveis atravessar um dos mais severos períodos de retração, resultado da crise econômica de grandes proporções que o país tem enfrentado e que agora começa a sair dela, mas a passos lentos. Por isso, para buscar uma forma de capitalização, muitas famílias colocaram imóveis à venda. Mas afinal, o momento atual é favorável para venda?
O especialista no mercado imobiliário e consultor, Rafael Scodelario aponta que o momento atual não é o mais indicado para a venda, e sim para a compra de imóveis: “Se estiver vendendo um imóvel para adquirir outro, o momento é bom, pois a negociação que terá na venda, terá também na compra do novo. Agora, se estiver vendendo o imóvel pensando em lucratividade, digo que é melhor aguardar mais um pouco, porque a procura por imóveis tende a aumentar e consequentemente os valores também vão subir. Devido a crise, muitas pessoas que colocaram seus imóveis à venda estão com dificuldade de vendê-los, levando seus proprietários a encarem dívidas e taxas. Se você não precisa vender, então aguarde”.
Para Scodelario, o momento agora é de aproveitar a baixa nos preços e comprar imóveis: “O momento não é favorável para quem busca vender. Agora, para o comprador está excelente. Digo sempre aos nossos clientes que o momento de comprar é agora, pois os preços estão mais baixos devido justamente a dificuldade que os proprietários tem encontrado em vender”.
No entanto, se o proprietário necessita vender o imóvel com urgência, Scodelario tem algumas dicas: “é preciso ter um profissional que trabalhe o imóvel, que faça uma análise coerente e uma avaliação do mercado, que tire fotos profissionais para apresentá-lo ao mercado. Mas o principal hoje é o preço, tem que ter preço condizente com a situação atual para conseguir vender. É preciso ser realista e compreender que os preços hoje estão mais baixos devido a recessão econômica”.