Não tem jeito, o estilo nórdico ganhou o coração dos brasileiros e cada vez mais as pessoas vêm decorando suas casas com referências que remetem a esta tendência. O principal motivo desta popularização se deve ao fato de que, além de ser um estilo decorativo bonito, prático, funcional e extremamente aconchegante, também incentiva a adotar um novo estilo de vida onde a simplicidade e a felicidade são alguns dos benefícios. Conheça o significado de palavras de origem escandinava que se traduzem em uma maneira leve e simples de levar a vida e decorar a casa. Se inspire!
Morgenfrisk é o nome dado ao sentimento de levantar pela manhã descansado, com a cabeça fresca, feliz e com a certeza de que a noite de sono foi revigorante. O estilo escandinavo preza pelo conforto, por ambientes que estimulem o descanso e a desconexão. Portanto, os dormitórios são decorados com cores claras e suaves e contam com almofadas, travesseiros, mantas e lençóis macios que convidam a repor as energias.
Para os habitantes dos países nórdicos não só ter uma boa noite de sono é importante, mas também levantar-se cedo com o propósito de ver o dia raiar. O ato de levantar-se para ouvir os pássaros cantar logo nas primeiras horas da manhã se chama Gökotta. Segundo eles, isso pode despertar uma sensação de felicidade e alegria que pode durar todo o dia. Uma boa pedida para adotar esse costume é ter um espaço aconchegante na varanda ou quintal para tomar um café da manhã tranquilo enquanto o dia amanhece, nem que seja só no final de semana.
Permitir-se desfrutar de pequenos prazeres do cotidiano e assim sentir-se feliz e alegre é chamado pelos nórdicos de Gezelling. Momentos de desconexão e relaxamento podem ser alcançados de diversas maneiras como, por exemplo, dedicando-se à leitura, pintura, culinária, etc. Sendo assim, nada melhor do que criar um ambiente especial onde você possa se dedicar ao seu hobby ou atividade favorita.
Fika pode ser considerado um ato sagrado entre os dinamarqueses e significa fazer uma pausa na correria do dia a dia para tomar um café ou um chá com familiares, amigos ou colegas de trabalho. Para eles esse é o grande segredo da produtividade sueca. Quando estamos em casa, ter um cantinho preparado para uma pausa diária para um cafezinho revigorante pode ser muito prazeroso.
O plano perfeito de ficar em casa na sexta-feira a noite, com um gostoso jantar e um bom vinho na companhia de amigos e familiares para os nórdicos tem um nome: Fredagsko. Não há nada mais gostoso para fazer depois de uma semana cheia de trabalho do que aproveitar de bons momentos com familiares e amigos juntamente com um bom jantar e depois fazer hora, bater papo ou ver um filme em um sofá confortável. Para isso, uma sala de jantar com sala de TV integrada, preparada para receber de maneira acolhedora e descontraída pode ser uma grande pedida.
Para os nórdicos o tempo frio, nublado e chuvoso não é desculpa para baixo astral, muito pelo contrário, eles transformaram esse tipo de clima em algo prazeroso de se observar pela janela. Ou seja, o ato de estar em casa em um domingo chuvoso e frio, sentado no sofá com uma xícara de chá e uma manta quentinha vendo a paisagem fria lá fora pode ser chamado de Gluggaveður.
Koselig é a palavra que representa uma atmosfera que produz sensação reconfortante, simplicidade e conforto. Pode ser aplicada para conversas, almoços e jantares em família, encontros com amigos e até mesmo para pessoas específicas. Para espaços físicos segue a linha de criar ambientes aconchegantes e convidativos para momentos prazerosos.
A palavra Lagom, traduzida também em estilo decorativo, pode ser interpretada como: nem muito, nem pouco mas a quantidade justa. Essa premissa é aplicada pelos nórdicos em todas as facetas da vida para torná-la mais sustentável e equilibrada. Aplicada à decoração resulta em ambientes sem excessos, práticos, versáteis e confortáveis.
O Hygge é outro velho conhecido por aqui e significa aquele sentimento de bem-estar, aconchego e sensação de comodidade que sentimos em diferentes situações. É um conceito marcado pela simplicidade e podemos aplicá-lo em casa através de pequenos detalhes com o intuito de deixa-la mais prazerosa para o convívio do dia a dia. Objetos que despertem boas lembranças, plantas, quadros e cantinhos especiais para relaxar e desconectar.