A ferramenta, criada e desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em conjunto com os conselhos regionais nos estados, concentra dados técnicos, estatísticos e estratégicos para auxiliar a gestão dos municípios a partir da análise de três dimensões abrangentes: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão e Desempenho. A ferramenta pode ser acessada no site: igm.cfa.org.br
Os resultados também são gerados a partir da coleta de dados secundários de diversos órgãos, entre eles o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Considerando áreas como Saúde, Educação, Planejamento Urbano, Articulação Institucional, Gestão Fiscal, Habitação, Recursos Humanos, Violência, Saneamento, entre outras, a ferramenta é capaz de registrar a eficiência e a eficácia da gestão das cidades, mensurando a qualidade da Administração Pública.
Sérgio Pereira Lobo, presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná, destacou a importância da ferramenta e da articulação com os municípios. “Essa ferramenta está sendo implementada pela primeira vez no Brasil. Ficamos em treinamento para levar a ferramenta para suas microrregiões e aprofundar os indicadores dos índices, e atingir metas para a melhor capacidade gerencial e de gestão pública”, disse.