Sistemas construtivos eficientes: obra seca e rápida

O grande atrativo desse tipo de obra, além de oferecer diferentes métodos construtivos com a utilização de diferentes materiais, é o tempo reduzido de construção. Hoje falaremos de alguns sistemas construtivos caracterizados por serem rápidos, sem grande geração de entulho, acúmulo de materiais e desperdício de recursos naturais como água e energia. Acompanhe porque se você está em busca de um método construtivo alternativo a alvenaria para construir sua casa pode se interessas por algum desses que o site www.habitissimo.com.br apresenta a seguir.

STEEL FRAME
É um método construtivo que utiliza perfis metálicos para criar o “esqueleto” das construções que posteriormente são completados formando as outras estruturas da casa. Os perfis são montados sobre uma fundação de concreto formando painéis, tesouras e vigas. Esses elementos são fechados e complementados com materiais que darão origens as paredes internas e externas como, por exemplo, fechamentos cimentícios para áreas externas e regiões molhadas e OSB ou drywall para áreas internas e secas, e também os sistemas hidráulicos e elétricos. Seu tempo de obra é 25% menor do que uma construção convencional e oferece um excelente desempenho térmico e acústico, facilitam as instalações elétricas e hidráulicas assim como o sistema de gás e ar-condicionado.

WOOD FRAME
Se assemelha ao método anterior com a diferença de que os perfis que formam o “esqueleto” da construção são de madeira. Os perfis são complementados e fechados com materiais impermeáveis nas áreas externas e áreas molhadas, como banheiro e cozinha, e com OSB, gesso e dry wall em áreas internas que não entram em contato com a água. Da mesma maneira que com o steel frame os sistemas de fiação e tubulação ficam embutidos no oco das paredes. Uma casa de 250 m² pode ficar pronta em um prazo de 90 dias. Permitem um controle total da obra, tanto de compra de material como de execução. Resultam em projetos modernos, bonitos e com um ótimo conforto térmico e acústico.

PAREDE DUPLA DE CONCRETO
São construções formadas por módulos construídos por uma dupla placa de concreto armado. As placas são produzidas previamente e sob medida em fábrica. Depois transladadas ao canteiro de obras. Ao chegar ao canteiro de obras as placas são posicionadas e encaixadas com a ajuda de guindastes dando forma a construção. Por dentro da camada dupla de concreto são inseridas as instalações elétricas e hidráulicas e o material para garantir o isolamento térmico e acústico. É uma dos métodos construtivos mais rápidos de se concretizar, oferecem um acabamento preciso com esquadro e prumos perfeitos, oferecem grandes possibilidades de personalização e alta resistência.

MADEIRA
As construções de madeira são pré-fabricadas em galpões industriais e suas peças são transportadas ao canteiro de obras e montadas peça a peça originando as casas. São montadas sobre uma fundação de concreto e as paredes internas podem ser formadas tanto por alvenaria quanto por madeira e as instalações elétricas e hidráulicas ficam embutidas dentro das estruturas. São bonitas e aconchegantes, oferecem um ótimo conforto térmico e acústico e um curto prazo de finalização da construção.

EPS
Esse tipo de construção, apesar de ser considerada uma obra seca, utiliza argamassa no final do processo. O material utilizado nesse método construtivo é o EPS, que nada mais é do que isopor, que são origem as paredes e estruturas. O método construtivo é realizado em fábrica a partir de telas de aço galvanizado unidas por treliças e que posteriormente são preenchidas com EPS. As aberturas para as portas e janelas são realizadas nas placas já no canteiro de obras depois que as mesmas são fixadas na base. Para finalizar as paredes recebem uma argamassa de cimento aplicada com máquina. Uma construção de 300 m² pode ficar pronta em 7 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *