A redução de velocidade será fiscalizada a partir de novembro e virá associada a outras medidas, como a criação de vagas vivas, plantio de árvores, sinalização turística para pedestres e obras de melhoria da acessibilidade.
O objetivo é criar um ambiente de melhor convivência no trânsito, estimular o compartilhamento do espaço por diferentes modais de transporte e aumentar a segurança para pedestres, ciclistas e motoristas, reduzindo o número de acidentes.
A Área Calma será delimitada pela Rua Inácio Lustosa, Rua Visconde de Nacar, Rua André de Barros, Rua Mariano Torres, Rua Luiz Leão e Avenida João Gualberto. Nos próximos 40 dias a Secretaria Municipal de Trânsito vai implantar a nova sinalização na região.
A região tem 133 cruzamentos semaforizados, dos quais 12 serão monitorados por fiscalização eletrônica (radares) para garantir o respeito à velocidade máxima de 40km/h e o respeito à sinalização. Radares estáticos (colocados sobre tripés) também serão utilizados na fiscalização do trânsito na Área Calma.
Além da nova sinalização, o projeto prevê a revitalização da sinalização já existente na região e também a construção ou adaptação de rampas de acessibilidade para melhorar as condições de deslocamento para pessoas com mobilidade reduzida. Haverá ainda a instalação de vagas vivas (parklets) em alguns pontos, substituindo vagas de estacionamento existentes.