A mudança, que permanecerá até a conclusão das obras, em maio de 2014, traz mais conforto e segurança ao usuário, além de agilidade na operação dos ônibus rodoviários, uma vez que reduz o trânsito de pedestres no ponto de saída dos ônibus. Com a alteração, o usuário não precisará mais passar pelo trecho em obras, no bloco dos fundos, para depois voltar para a área da frente para o embarque.
Os guichês de venda de passagens para quem viaja para outros estados funcionam no piso superior do bloco novo. O usuário conta com dois conjuntos de escadas rolantes para acesso a esse piso onde funcionam as empresas Boquerón; Catarinense; Cometa; Expresso do Sul; São Bento; Cerro Azul; Pluma; Eucatur; Itapemirim; São Geraldo; Gontijo; Nacional; Real Turismo; Reunidas; Real Expresso; Transfada; Transpen; e Penha.
Neste bloco também ficam as plataformas de embarque e desembarque, tanto estaduais quanto interestaduais, e unidades da Polícia Militar, Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a casa lotérica, que ocupa espaço definido por licitação da Caixa Econômica Federal.
Na pracinha em frente ao bloco ficam os guichês de venda de passagens estaduais que antes estavam no pátio dos fundos. Nesse espaço, em contêineres pintados de branco, funcionam os guichês das empresas que atendem o litoral e interior do estado: Graciosa, Expresso Maringá Norte, Princesa do Norte, J. Araujo, Estrela Azul, Garcia, Ouro Branco e Princesa do Ivaí, Expresso Nordeste, Cattani, Viação Umuarama e Viação Jóia.
Ao lado dos guichês funciona a feirinha gastronômica, com oferta de alimentos, água, sucos, refrigerantes, etc. Ali também fica um estacionamento pago com funcionamento 24 horas por dia e o ponto de táxi.