Sustentabilidade: de conceito a modelo de gestão nas empresas

A gestão sustentável, inserida no planejamento das empresas, foi a realidade discutida no Painel de Sustentabilidade da 9ª Feira de Gestão da FAE Business School. Para debater o tema, o evento reuniu o presidente do Boticário, Arthur Grynbaum, o presidente da Itaipu, Jorge Samek, e o presidente da Fundação Vale , Silvio Vaz.

“Muito mais que orientar a condução dos negócios, a sustentabilidade entrou para o hall de valores da empresa”, revela o executivo do Boticário. Segundo Grynbaum, ela é um dos pilares na concretização do propósito profundo da companhia de cosméticos, que é “contribuir para um mundo mais belo”.

A empresa paranaense foi pioneira na criação da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em 1990. Ao longo dos anos, vem aprimorando seus processos e diretrizes, para integrar toda a sua rede franqueados, fornecedores, comunidades e colaboradores no mesmo objetivo: atuar de maneira sustentável com foco no tripé sócio, econômico e ambiental.

O presidente da Itaipu, Jorge Samek, trouxe à tona os principais problemas ambientais que assolam o mundo e destacou que o Brasil tem muito a oferecer nos grandes dilemas da atualidade. “O Brasil é responsável por apenas 5% da emissão de CO2 na camada de ozônio, em relação aos grandes poluídores como China, EUA, Japão e países da comunidade européia, responsáveis por 52% desta emissão”, ressaltou.

Seguindo com o discurso, Samek englobou a questão energética, novamente posicionando o país como um dos maiores consumidores de energia limpa. “85% da eletricidade que o Brasil consome vem da água”, explicou o presidente da maior hidrelétrica do mundo para, então, apresentar os projetos de sustentabilidade da organização. “A Itaipu não produz só energia. Produz educação, preservação ambiental, cultura, conhecimento e desenvolvimento”, argumentou.

“Como contribuir com o desenvolvimento das regiões?”, foi o questionamento que o presidente da Vale usou para exemplificar a atuação em sustentabilidade de uma das maiores empresas do País. Sílvio Vaz trouxe um caso específico de projeto, o S11D – citando a criação de uma das maiores minas de ferro a céu aberto do mundo, na Região Norte do Brasil.

“A Vale atua alinhada às políticas públicas, trabalhando de modo integrado com as comunidades das quais fazemos parte e respeitando as singularidades de cada uma delas”, disse. Segundo Vaz, é por meio da Fundação Vale que desenvolvemos programas em parceria com ONGs, setores do poder público e sociedade civil, visando o desenvolvimento econômico, ambiental e social das localidades”, complementou.

A mensagem comum, deixada por todos os palestrantes, é que no futuro os profissionais de todas as áreas das empresas deverão entender o conceito de sustentabilidade, desenvolvendo a consciência do impacto da sua atuação no tripé ambiental, social e econômico, de forma a preservar as condições para as gerações futuras.

Central Press
(41) 3026-2610

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *