O projeto faz parte do Programa Novo Centro e começará pela rua Riachuelo, desde a Generoso Marques até a praça Dezenove de Dezembro. De um dos lados da rua, a revitalização se estenderá até o Passeio Público.
Crédito: Divulgação SMCS
“O projeto representa a transformação de toda essa área, que começou com a recuperação do Paço Municipal e as reformas nas praças Generoso Marques e Tiradentes”, afirmou Richa. “A Riachuelo tem uma vocação enorme de recuperação, reaproveitamento e reciclagem. E tenho muito a agradecer à Fecomércio e ao Sebrae pelas parcerias de sucesso”, acrescentou.
Segundo o projeto apresentado, estão previstos: na área do urbanismo, remodelação de calçadas, nos moldes do que foi feito na Marechal Deodoro e nova sinalização para pedestres; na segurança, nova iluminação, mais câmeras e presença mais efetiva da Guarda Municipal, que recrutou mais 200 guardas; política de redução de impostos para imóveis com valor histórico; cultura, valorização de espaços artísticos e culturais, com o Solar do Barão, e pontos no Largo da Ordem; capacitação profissional, ampliação do programa Bom Negócio e Varejo Mais, com qualificação de pequenos e médios empresários e empreendedores, em parceria com o Sebare. São 913 comerciantes na região.
A reforma – A proposta apresentada pelo prefeito Beto Richa começará pela mudança da calçada em toda a extensão da rua Riachuelo, com a utilização do mesmo material utilizado na Generoso Marques. A idéia é que a Riachuelo seja uma extensão da Praça Generoso Marques. Além da requalificação das calçadas e repaginação das fachadas, que será feita em parceria com cada comerciante e inclui estudo de cores para as fachadas, a iluminação pública será melhorada para que os pedestres possam utilizar as calçadas com mais segurança e para que a rua torne-se mais segura também para os veículos. A segurança será ampliada com a instalação de câmeras de segurança.
Crédito: Divulgação SMCS
Para que a rua Riachuelo fique mais bonita, será feito um trabalho de conscientização dos comerciantes para que respeitem a legislação e contribuam para a despoluição visual da região. Uma sinalização turística será implantada para o pedestre, para que ele conheça as diversas opções disponíveis na região que reúne 28 pontos turísticos da cidade. A Linha Turismo terá seu itinerário alterado para que os visitantes passem pela Generoso Marques e sigam pela Riachuelo.
Saiba o que a Prefeitura pretende incentivar para garantir a renovação das Ruas Riachuelo e São Francisco:
- Requalificação das calçadas
- Iluminação pública – melhorias para pedestres e veículos
- Rede subterrânea de cabos
- Despoluição visual
- Sinalização turística para pedestre
- Linha Turismo – novo itinerário
- Câmeras de Segurança
- Repaginação de fachadas
- Programa Bom Negócio
- Divulgação de eventos culturais
- Redução de IPTU para UIPs em até 100%
- Redução de IPTU para os demais imóveis, conforme grau de intervenção e ocupação
- Redução de ISS
- Criação de incentivos para novos negócios (Riachuelo, São Francisco e Barão do Cerro Azul)