Crédito: Maria isabel Ritzmann
O problema é que o excesso de informação às vezes é tanto que acaba confundindo a cabeça das mulheres.
Para quem ainda está na dúvida do que será ou não usado neste inverno, nada melhor do que buscar opiniões de profissionais, como a maquiadora Liss Barduco, o hair stylist Auro Ottoni e a empresária da moda Fabiana Staben Staut.
CABELO E MAQUIAGEM
A maquiadora Liss Barduco e o hair styist Auro Ottoni, do Torriton Taunay Hair n’Beauty, acabaram de retornar da Itália, onde puderam conferir o que os europeus estão usando na primavera de lá e que será tendência no inverno brasileiro. Segundo eles, há opções para todos os gostos na moda atual.
Com relação a maquiagem, as bases vem mais opacas e as cores predominantes são o dourado, o bronze e o marrom. No entanto, há espaço tanto para makes com sombras claras, delineador, cílios bem destacados e batom vermelho escuro, quanto para aquelas com o olho dramático, mais carregado e a boca mais natural. Liss Barduco aponta como novidade o uso do azul noite como alternativa ao clássico preto.
Mas para Liss, maquiagem na verdade “é mais atitude do que tendência, está relacionada à postura e comportamento.” Apesar de ter participado de workshops e feiras profissionais como a COSMOPROF 2009, ela afirma que a rua é o melhor lugar para observar a moda. Foi passeando, por Milão principalmente, que pode ver o que as mulheres efetivamente estão usando. “É a melhor maneira de observar o que está sendo aceito pelas pessoas”, diz Barduco. A moda hoje é cuidar da pele, investir em bases de qualidade e com proteção solar. Segundo a maquiadora do Torriton Taunay, as européias desfilavam peles impecáveis, apostando na opacidade, nos batons claros, mais clássicos, e olhos bem marcados, com delineador e muita mascara de cílios.
A principal regra que Liss Barduco segue na hora de atender suas cliente é conhecer o perfil de cada uma delas, respeitando os limites e particularidades da personalidade de cada uma. “Bom senso é fundamental”, afirma. As melhores produções são aquelas que valorizam a mulher, fazendo-a se sentir segura, bonita e confortável. “Não tem nada a ver ousar na make e sair de casa se sentindo insegura”, finaliza Liss Barduco.
Auro Ottoni, que só no último mês esteve na Europa e em Nova Iorque, concorda com a colega. “No COSMOPROF vimos novos produtos, novas técnicas e conversamos com gente importante da área, como George Keune, CEO da holandesa KEUNE HAIRCOSMETICS, mas nada como observar o que as pessoas estão usando para fazer as apostas para as próximas tendências”, diz Auro.
Ottoni contou que tons como dourado, mel, cobre e marrom estão em alta lá fora. A novidade fica por conta do comprimento dos cabelos, que vem médios, na altura dos ombros. “Mesmo assim os alongamentos continuam e novas técnicas não param de ser lançadas”, contou o profissional.
Outra mudança apontada por Auro Ottoni, fica por conta dos looks mais naturais que prometem acabar com a ditadura da chapinha. Para ele, até mesmo os cabelos cacheados e crespos, evitados nos últimos anos, devem ter seu espaço agora. “É uma moda saudável, que faz bem aos cabelos”, complementa.
ROUPAS PARA TODOS OS ESTILOS
A empresária Fabiana Staben Staut, sócia-proprietária da Isadora, diz que a moda está cada vez mais democrática e que a máxima hoje é se sentir bem com a roupa que está vestindo. Um ótimo exemplo disso são as coleções outono/inverno 2009, que passam do moderno ao clássico, mostrando que é possível andar na moda sem virar escrava dela.
Para Fabiana, duas das grifes comercializadas pela Isadora ilustram esse caráter eclético adotado pela moda. “Enquanto a Iódice, apostou em detalhes futuristas para criar sua nova coleção, a Chemiserie encontrou na era vitoriana a inspiração para suas peças.O resultado disso, é a possibilidade de oferecer às clientes diferentes estilos.”
A sócia-proprietária da Isadora aponta como principais tendências para este inverno as peças em alfaiataria, as rendas, o xadrez e o floral, as cores como o preto e o cinza, o estilo étnico, responsável por trazer uma variedade enorme de elementos, como os tricôs, as franjas e a camurça.
Na opinião de Fabiana, esse mix de tendências e elementos é importante porque coloca a moda ao alcance das pessoas. A sócia-proprietária da Isadora explica que fica mais fácil adaptar a mulher comum às tendências, mesmo que elas não tenham o corpo de uma modelo de passarela. A mistura de estilos e elementos da moda atual parece querer fazer lembrar que as pessoas são diferentes, que não existe um padrão e que cada um pode ter seu estilo misturando o que há de mais atual, com o clássico e com o retrô, afinal, a própria moda nos mostra que é assim que ela se reinventa todos os dias.
Serviços:
AURO OTTONI – Tel.: 3091-8696
LISS BARDUCO – Tel.: 8803-9024
ISADORA – (41)3342-6631
Ruy Barrozo Comunicação & Marketing
(41) 3023-2069