Plano Diretor Cicloviário prevê obras e medidas de incentivo à bicicleta

O Plano Diretor Multimodal, em discussão atualmente no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pretende criar uma malha cicloviária de abrangência metropolitana. O projeto do Metrô Curitibano, em fase de elaboração dos projetos de engenharia, relatórios ambientais e desenvolvimento de projetos que incluem as estações para embarque e desembarque prevê a integração do transporte público com a bicicleta. Todas as 22 estações previstas na primeira linha do metrô serão ligadas por uma grande ciclovia onde hoje passa o ônibus biarticulado do sistema expresso nos Eixos Norte e Sul. Além disso, todas elas terão uma área reservada ao estacionamento de bicicletas.

A integração dos dois modais é defendida pelo professor e diretor do doutorado em Gestão Urbana da PUC, Fábio Duarte. “É como acontece em Bogotá, onde o ônibus está atrelado à ciclofaixa ou ciclovia”, exemplifica. “A integração é fundamental, quer seja ônibus ou metrô”, disse. Ele afirmou que, assim como no passado o problema ambiental passou a ser um problema urbano, pautado pela cidade de Curitiba, o uso da bicicleta pode ser incentivado, como está previsto no Plano Diretor Cicloviário. “Curitiba foi importante por fazer a pauta ambiental e pode se destacar por fazer a pauta pela utilização da bicicleta”, disse Fábio Duarte.

Antes da aprovação, o Plano Diretor Cicloviário será apresentado e debatido com os movimentos da sociedade civil organizada que defendem a utilização da bicicleta. E uma das primeiras medidas será a recuperação da malha cicloviária atual, que terá sinalização em toda a rede existente. Um estudo está sendo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Urbana de Curitiba (Ippuc) em parceria com a Diretran (Diretoria de Trânsito) para o detalhamento da sinalização, que deverá atender o Código de Trânsito Brasileiro.

Outras facilidades – As melhorias na malha cicloviária da cidade, em estudo pela equipe que trabalha no Plano Diretor Cicloviário, não consistem apenas na implantação de ciclovias. Outros mecanismos poderão ser adotados para a ampliação do sistema cicloviário, como as ciclofaixas, as rotas privilegiadas, as calçadas compartilhadas, a implantação de paraciclos, a colocação de bicicletários em pontos estratégicos, a adoção de faixas cicláveis. O conjunto de ações que a Prefeitura de Curitiba deverá adotar integra o programa Pedala Curitiba e o objetivo é incentivar o uso da bicicleta pela cidade e permitir que este deslocamento seja feito de forma segura.

A elaboração do Plano Diretor Cicloviário atende ao que está previsto no Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado A utilização da bicicleta como meio de transporte em Curitiba vai colaborar para a redução dos impactos ambientais da mobilidade urbana porque não produz poluição atmosférica e sonora. O incentivo ao uso da bicicleta também faz parte da política nacional da Mobilidade Urbana e integra o programa Nacional de Mobilidade por Bicicleta, que defende a inserção do modal bicicleta como forma de inclusão social, redução e eliminação de agentes poluentes e melhoria da saúde da população.

 

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