Moradores conhecem obras do Binário Chile-Guabirotuba

O binário (sistema formado por ruas paralelas que operam em sentidos opostos) exigirá a construção de uma trincheira sob a avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres, que terá um desvio já na primeira fase de obras, que começa no próximo dia 25.

“A avenida estará bem sinalizada e o trânsito deverá ficar mais lento nesta região. Vamos precisar da colaboração de todos, porque não podemos fazer esta obra apenas nos finais de semana”, disse Edson Seidel, coordenador da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), ligada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, que será a responsável pelo acompanhamento do programa Pró-Cidades do qual faz parte a obra do binário.

O programa tem o financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e para que as obras pudessem começar foram necessários dois anos de trabalho pela Prefeitura para o detalhamento do projeto, atendimento a todos os requisitos exigidos pelo Banco e realização da licitação

Ao todo, durante os 10 meses previstos para os trabalhos, haverá obras nos bairros Rebouças, Prado Velho e Jardim Botânico numa extensão total de 2.950m. Serão feitas obras de drenagem, pavimentação, passeio, paisagismo, iluminação e sinalização, além da trincheira sob a Comendador Franco. É esta trincheira que vai permitir a ligação da rua Pergentina Silva Soares (que será implantada). Também será construída uma ponte sobre o Rio Belém, próxima à rua Josefina Zanier, além de uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.

Meia pista – A engenheira Carla Parellada, da Secretaria de Obras, explicou que o Plano de Execução de Obras será feito em três etapas. A primeira fase abrangerá o início da construção da trincheira, a ponte sobre o Rio Belém e a galeria celular, obras que estão do lado dos bairros Prado Velho e Rebouças. Por isso, será necessário um bloqueio na Comendador Franco, na pista que hoje funciona no sentido Curitiba – São José dos Pinhais e a implantação de um desvio numa extensão de cerca de 500m.

A avenida terá que funcionar em meia pista e isso deverá deixar o trânsito mais lento na região. Em vez de três faixas por sentido, serão duas faixas por sentido que funcionarão na pista que atualmente opera no sentido São José dos Pinhais -Curitiba. Carla tranqüilizou os comerciantes ao informar que, durante os trabalhos, os acessos às lojas da Comendador Franco serão preservados. “Neste período, excepcionalmente, será permitido aos comerciantes a instalação de placas que indiquem aos consumidores como chegar à loja, se for necessário”, disse ela.

Na segunda etapa, entre outras obras, será feita a segunda parte da trincheira (do lado do Jardim Botânico), aberta a rua Pergentina Silva Soares e implantado novo pavimento na rua Chile. A rua Guabirotuba só terá obras de revitalização da pista na terceira etapa porque ela será estreitada e as calçadas ampliadas.

A pedagoga do Núcleo de Educação e Cidadania da Diretran, Maura Moro, deu várias orientações aos participantes quanto aos comportamentos mais seguros durante a obra. Ela recomendou aos pais que contratam transporte escolar para garantir os deslocamentos dos filhos e que embarcam ou desembarcam nos locais das obras, que verifiquem como será feito o transporte. “Pode ser que estes veículos tenham que fazer novos caminhos. As crianças precisam continuar chegando em segurança, mesmo onde houver obra”, alertou Maura.

Ela sugeriu ainda que o motorista procure planejar o seu deslocamento antes de sair de casa. “Quem não puder evitar este trecho deverá planejar os seus deslocamentos. O ideal é fazer isso antes de sair e, se for passar por ruas em obras, é preciso sair mais cedo”, afirmou.

Além de técnicos ligados à Utag, Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Urbs-Diretran e da Regional Matriz, os vereadores Tico Kuzma e Serginho do Posto também participaram da reunião.

Como vai ficar – O binário Chile-Guabirotuba se interligará ao binário existente (formado pelas ruas Chile e Conselheiro Dantas) e é um antigo projeto do IPPUC. No futuro, quando implantada a trincheira da Gustavo Rattman (que entrará em obras neste mês) e também o binário Agamenon Magalhães – Roberto Cichon (que integra a Linha Verde Norte), este conjunto de obras consolidará uma importante ligação viária entre as regiões leste e oeste da cidade.

A obra de infraestrutura vai melhorar o sistema viário da região, com mais fluidez ao trânsito, reduzir os riscos de acidentes, oferecer mais segurança aos pedestres e motoristas, e deverá melhorar a segurança geral da população. As ruas serão melhor sinalizadas, terão calçadas e estarão mais iluminadas, facilitando o policiamento e dificultando a ação de marginais?, disse o administrador regional da Matriz, Luiz Hayakawa, que comparou a mudança ao que já está acontecendo hoje na rua Riachuelo, que está passando por obras. “A rua muda. Melhora”, completou.

As ruas que farão parte do binário Chile e Guabirotuba operam atualmente em mão dupla. Em 2011, quando todo o trabalho estiver concluído, o binário funcionará no sentido bairro-centro, desde a Rua Alberto Twardowski, entrando pela rua Pergentina Silva Soares, passando sob a nova trincheira e chegando à Chile até próximo ao Teatro Paiol. Neste ponto, o motorista poderá seguir pelo trecho do binário Chile que já está implantado ou virar à direita na Conselheiro Laurindo. Neste trecho as ruas terão sentido único e funcionará do Jardim Botânico para o Prado Velho.

No sentido centro-bairro, o Binário Chile funcionará desde o cruzamento da rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo, cruzando a avenida Comendador Franco até o início da rua Alberto Twardowski, no prolongamento da Guabirotuba (próximo ao Cietep). Também em sentido único, a Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.

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