Depois de patrocinar a 58ª Festa do Peão de Boiadeiro e apresentar suas saborosas paletas para um público estimado em um milhão de visitantes, que transitaram por Barretos na maior festa do gênero na América Latina, a Los Paleteros intensifica sua produção nos próximos meses de olho na temporada de calor. Primeira e única franquia de paletas mexicanas do Brasil, a empresa curitibana fechou semana passada uma parceria com o Governo do Estado, para implantação de uma fábrica em Barracão e projeta fechar o primeiro ano com 14 franquias.
Fundada em 2012, com foco na fabricação e comercialização de picolés inspirados na gastronomia mexicana, a Los Paleteros teve rápida ascensão após o lançamento da primeira loja em Balneário Camboriú. Logo no primeiro dia, longas filas de consumidores loucos para conhecerem a novidade se formaram em frente à loja. A estratégia de apresentar as paletas no verão catarinense, que atrai turistas de diferentes estados, fez tanto sucesso que, antes mesmo do final da temporada, já havia contatos de 120 empreendedores interessados em franquias da Los Paleteros.
Comandada por dois jovens empresários – Gilberto José Verona Filho, de 24 anos e Gean Francesco Derosso Chu, 23 anos -, a Los Paleteros se consolida como um case de sucesso em menos de um ano. O segredo foi a decisão de apostar em produto inovador, exclusivo e de alta aceitação no país. “O mercado de sorvetes cresceu 70% nos últimos cinco anos e há uma aposta de aumento de 24% nos próximos quatro anos. Já contamos hoje com uma aceitação e satisfação de 95% de nossos consumidores, o que reforça nossa perspectiva em relação à expansão dos negócios”, declara o empresário Gilberto José Verona Filho.
Saudável e natural
Mas afinal, qual a diferença entre um picolé nacional e as paletas mexicanas? Além de muito mais saborosos, o produto da Los Paleteros é totalmente natural, isento de conservantes ou corantes químicos. O carro chefe de vendas da marca é o sabor Morango com Leite Condensado, da categoria de paletas Recheadas – mas há outras opções como as Frutadas, Cremosas e Premium. Sabores conhecidos do consumidor brasileiro como Abacaxi, Banana, Coco e Limão dividem cena com outros mais exóticos como Paçoca, Hibisco com Framboesa, Abacaxi com Pimenta e Banana Caramelizada. Além do diferencial do sabor e dos ingredientes, a surpresa fica por conta do tamanho: as paletas têm peso médio de 120g, praticamente o dobro dos picolés tradicionais.
Franquias
A Los Paleteros implantou o sistema de franquias após um criterioso estudo de mercado, que propicia ao franqueado uma leitura exata do investimento que irá fazer e de seu retorno. “Apesar de uma empresa jovem, estamos em contínuo processo de expansão e contamos com know how necessário para assegurar aos fraqueados todo suporte necessário para instalação, operação e funcionamento das lojas”, declara Gean Francesco Derosso Chu.
Outro atrativo aos franqueados é o projeto arquitetônico das lojas, criado pelos arquitetos Geane Chu e Vinícius França, da empresa Promenade Arquitetura. As lojas e quiosques são decorados com elementos que remetem à cultura mexicana, com temas astecas e motivos contemporâneos, exibindo um ambiente colorido, alegre e agradável. A identidade da marca é reforçada pelos paleteros Santiago, Emiliano e Alejandro, personagens tipicamente mexicanos, criados em conjunto com a Human Design e Comunicação, agência responsável pela identidade visual da Los Paleteros, para interagir com o público através das redes sociais.
Redes sociais
O sucesso que as paletas fazem entre os consumidores é prontamente verificado pelas ações da marca na internet. Em apenas 9 meses, a página da Los Paleteros no Facebook recebeu mais de 43 mil curtidas, despertando a curiosidade e se tornando o desejo de consumo daqueles que ainda não experimentaram o produto.
Expansão da fábrica
Inicialmente, a fábrica das Los Paleteros em Curitiba começou a operar com uma capacidade para produzir 60 mil picolés ao mês, suficientes para abastecer a primeira loja. A produção foi ampliada para 12 mil picolés ao dia, para abastecer as duas unidades, inauguradas em Curitiba e Joinville. A nova fábrica, que está sendo construída em Barracão, no sudoeste do Paraná, terá 6.000m2 (a anterior tinha 350m2) e deve ficar pronta até novembro. A unidade começa suas operações em dezembro, com metade do potencial de produção, que permite abastecer 40 lojas.
Divulgação
Na semana passada, o governador Beto Richa assinou um protocolo de intenção com a Los Paleteros, para inclusão da empresa no Paraná Competitivo. A marca investe R$ 9,5 milhões para construção da sua fábrica de sorvetes em Barracão. Serão criados 100 empregos diretos e 60 indiretos. Além de incentivos fiscais proporcionados pelo programa Paraná Competitivo, a Los Paleteros terá, também, financiamento do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE). A produção da Los Paleteros tem foco nos mercados brasileiro e dos países do Mercosul. Na segunda etapa, o plano é exportar para a Europa. “Estamos construindo uma fábrica de alta qualidade, com o padrão europeu de exportação. Barracão não estava nos nossos planos até conhecer o programa de incentivos do governo estadual e municipal”, informa Gean Chu.
Jonas Oliveira/ANPr
Jonas Oliveira/ANPr
Jonas Oliveira/ANPr
Novas lojas
Em franca expansão, a Los Paleteros inaugura, ainda em setembro, duas novas lojas em Florianópolis e Curitiba. Londrina, Maringá, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre, Sorocaba e Campo Grande são as outras cidades na rota de ampliação da marca. A expectativa é fechar o primeiro ano de operação com 14 franquias em funcionamento. Consolidado esta segunda fase de expansão, a marca aposta na inauguração de duas a quatro lojas ao mês a partir do próximo verão.
Los Paleteros – Paletas mexicanas
Shopping Curitiba – Av. Brigadeiro Franco, 2300. Centro – Curitiba
Balneário Camboriú – Av. Brasil, 1815. Centro – Santa Catarina
Joinville Garten Shopping – Av. Rolf Wiest, 333. Bom Retiro – Joinville