Linha Verde consolida uso do pavimento de concreto em Curitiba

Na primeira etapa, executada em dois lotes, o trecho de 11 quilômteros entre o terminal do Pinheirinho e o viaduto da rodovia BR 277 já está pronto. Esta faixa faz a ponte com outras duas vias já pavimentadas – as avenidas Santa Bernadete e Marechal Floriano Peixoto – que também recebem tráfego intenso de ônibus. “A Linha Verde é uma obra de grande magnitude, que vai ampliar a capacidade do sistema de transporte coletivo urbano da capital. É uma das maiores já realizadas com este sistema construtivo”, afirma o representante da ABCP.

Experiência

As vantagens do pavimento de concreto fazem com que o sistema ganhe espaço nas obras urbanas da cidade. A ABCP, envolvida neste processo há mais de dez anos, já começa a perceber os resultados da experiência curitibana de mais de uma década no uso do recurso. “A ABCP trabalha lado a lado com a Prefeitura de Curitiba, eles nos chamam para analisar cada projeto que envolve este tipo de pavimentação”, conta Giublin. “Atualmente os engenheiros e técnicos que trabalham na área acreditam no pavimento de concreto, pois as vantagens práticas do material já foram provadas pelo tempo”, diz, referindo-se a obras que ultrapassaram a barreira dos dez anos sem necessidade de reparos ou grandes manutenções. “Hoje, o pavimento de concreto não é mais passível de discussão a respeito de sua qualidade em uma obra. O que é discutido é a viabilidade técnica em um projeto”, completa.

Sistema construtivo

A pavimentação em concreto é um sistema construtivo cuja utilização cresce a cada ano. No Brasil, Curitiba é a quarta cidade em volume de pavimento de concreto, junto a Recife, Porto Alegre e São Paulo. A aplicação do concreto é basicamente a mesma realizada com outros materiais. A fundação é composta por uma base sobre o solo, uma camada intermediaria e, em seguida, é coberta com a placa de concreto com cerca de 24 centímetros de espessura. “Esta é a diferença, pois a própria placa atua como elemento estrutural, diferente de materiais como o asfalto, por exemplo”, explica Giublin. Entre as principais vantagens do sistema estão, além da durabilidade superior a 20 anos, o maior índice de planicidade da pista, a construção mais ágil e o aumento do rendimento da rede de iluminação pública, devido à tonalidade mais clara do concreto.

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