Lafort debate moda e rumos da indústria têxtil na FAE

Segundo dados do Ministério do Trabalho, a indústria de “Fabricação de Produtos Têxteis” do Paraná é a 5ª maior do país em número de empregados (4,61%), perdendo para São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará. O setor ocupa, no Paraná a 14ª posição em número de trabalhadores (2,52%), dentro de todos os setores da indústria no estado. Ainda segundo estes dados, a indústria de “Confecção de artigos de vestuário e acessórios” do Paraná é a 4ª maior do país em número de empregados (10,53%). O setor ocupa a segunda posição em número de trabalhadores (11,56%) dentre todos os setores da indústria no Paraná.

Neste quadro, a Lafort atua no atacado e varejo com marca própria, empregando na produção cerca de 500 funcionários diretos e indiretos. Fundada em 1964 sob o comando de Amnon Czerny, a Lafort hoje se especializou em private label, produzindo para aproximadamente 30 grandes grifes nacionais, caso da Daslu, Carmin, Iódice, Animale e Bob Store. As peças da marca curitibana são destaque em vários figurinos de novelas da Rede Globo e programas nacionais de televisão. “No começo o foco da empresa era a subsistência. Mas nos últimos anos adotamos novos modelos de gestão, diante da necessidade de estruturarmos um plano de negócios, para atuar em várias frentes sem perder o foco, conseguindo manter o percentual de crescimento da empresa dentro do esperado pelos investidores”, afirmou Irit.

Segundo a empresária, dentre as dificuldades iniciais para consolidação da marca no passado, a principal era estar longe do eixo Rio-São Paulo, além de falta de mão de obra especializada e de entidades de classe organizadas. Hoje a realidade é outra e como trabalha todos os setores da produção, da criação dos croquis, até a tecelagem, modelagem, corte, costura e acabamento, a empresa consegue ter um diferencial de produtos, que vem sendo muito bem assimilados pelo mercado. “Hoje temos representantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Brasília e temos planos de expansão focados em levar a Lafort para outros centros de moda”, diz Irit.

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