O vice-presidente executivo do Grupo VITA, Francisco Balestrin, participará como palestrante do congresso. Tratará do tema “Benefício-Saúde: Aprenda a Qualificar a Rede Credenciada”.
No Brasil, tem crescido a cultura dos hospitais buscarem a obtenção de certificados de acreditação, ou seja, um sistema de auditoria que atesta a qualidade dos serviços de assistência, garantindo segurança tanto para os pacientes como para os profissionais.
Os hospitais do Grupo VITA detêm vários reconhecimentos. O VITA Curitiba, por exemplo, possui a Acreditação em Nível 3 (excelência), conferida pela Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA), além da Acreditação Canadense – atestada pelo Canadian Council on Health Services. Já o VITA Batel, também localizado em Curitiba, recebeu recentemente o certificado de Acreditação Plena, pelo nível de qualidade dos processos.
Em outras regiões, a Rede também obteve certificações. Com atendimento emergencial 24 horas, completa estrutura de diagnósticos e centros médicos, o VITA Volta Redonda foi o primeiro do Rio de Janeiro a obter a Acreditação em nível de Excelência da ONA – mesma certificação conquistada pela Maternidade VITA Volta Redonda. A unidade possui UTI infantil, atendimento emergencial 24 horas e centro médico de diversas especialidades.
O CONARH é o maior e mais importante congresso no setor de gestão de pessoas na América Latina e é o 3º maior do mundo. Realizado anualmente, o evento reúne organizações e profissionais interessados em se aprofundar ao tema. É realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), que tem como missão disseminar o conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações.
O evento será realizado entre os dias 18 a 21 de agosto, em São Paulo. A entrada para os simpósios e área de exposição ao Congresso é gratuita.
Sobre a Acreditação
A acreditação de serviços de saúde visa diminuir os riscos e estimular a melhoria contínua do atendimento oferecido. A avaliação envolve aspectos relacionados ao desenvolvimento da qualidade, tais como adequadas condições das instalações e equipamentos; capacitação e desempenho dos recursos humanos; segurança dos procedimentos e atos; capacidade da instituição de medir os resultados de seus processos e poder melhorá-los. Este processo se caracteriza pela abordagem sistêmica dentro da lógica e especificidade dos serviços de saúde.
A metodologia utiliza como instrumento o Manual Brasileiro de Acreditação, que possibilita a avaliação de todos os serviços de um hospital. Para cada serviço foram definidos padrões (definições das expectativas mínimas relativas do que se é possível alcançar quanto ao desempenho de uma área ou departamento de um hospital). Estes padrões foram inseridos em três níveis de complexidade, estruturados com uma coerência sistêmica – o que garante o fato de que as estruturas e processos do hospital são de tal maneira interligados, que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final.
Serviço:
Congresso Nacional de sobre Gestão de Pessoas – CONARH 2009
Data – 18 a 21 de agosto
Local – Transamérica Expocenter – Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo, SP.
Informações: www.conarh.com.br ou (11)3124.8855
Central Press
(41 3026-2610)