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Projetos arquitetônicos

Após um período de três anos afastado da Casa Cor Paraná, totalmente dedicado a seus projetos arquitetônicos e de interiores e sua grife Studio Casa, o renomado arquiteto Eduardo Mourão está de volta à mostra. O profissional, que está em sua 13ª participação na mostra de Curitiba, assina o Lounge Arauco, um amplo espaço – 240 metros quadrados – de grande circulação de entrada e saída de visitantes. O moderno espaço, que tem o toque clássico atualizado, marca registrada do arquiteto, traz as cores off white, chumbo, vermelho, concreto e cobre, e um sofisticado projeto de iluminação. “Tem uma pegada cênica, que proporciona a valorização dos móveis e objetos da Studio Casa”, comenta Eduardo Mourão.

Espaço do paisagista

Rochas gigantes, de até 1 tonelada cada, impressionam quem passa pelo espaço do paisagista Wolfgang Schlögel, que na Casa Cor Paraná assina o “Lounge Compagás”, onde antes funcionava a sala das rotativas, no Prédio Editora Grupo Paulo Pimentel. Antes mesmo de inaugurar, o espaço tem aguçado a curiosidade pela grandiosidade, da qual Wolf tirou partido com maestria. Utilizando elementos naturais e inusitados, que deram ainda mais destaque para o ambiente, esse promete ser um dos grandes destaques da mostra. O espaço criado também para eventos segue a tendência de ambientes para convívio e lazer, porém, sem perder a identidade de áreas externas.

Mundial na arquitetura

O trabalho de conclusão de curso (TCC) de Eduardo Belusso Cecco, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR), foi reconhecido internacionalmente como um dos melhores trabalhos de graduação no mundo. O projeto foi publicado na edição Archiprix Madrid 2015, competição bienal que apresenta a nova geração dos melhores arquitetos, urbanistas e paisagistas do mundo. O trabalho, orientado pelo professor Alexandre Ruiz da Rosa, propôs um conservatório de música na tradicional Rua Barão do Rio Branco, no Centro Histórico de Curitiba. Segundo Eduardo, o projeto não envolve somente o terreno em si, mas tem relação com as condicionantes urbanas da cidade. “Utilizar um vazio urbano central, se envolver respeitosamente com uma rua histórica, e oferecer um equipamento público com qualidade espacial, são os maiores destaques”, explica.  Além do reconhecimento internacional, o projeto também foi premiado no Brasil. Em abril de 2015, Eduardo conquistou o Opera Prima, concurso nacional de trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo. “Ter o projeto reconhecido, primeiramente pelos professores da universidade, depois nacionalmente pelos arquitetos que são referência para qualquer profissional e, agora, internacionalmente é muito motivador”, finaliza.

Luz dos holofotes

Espaço que marca a estreia de Guilherme Torres na Casa Cor Paraná coloca a informação arquitetônica sob a luz dos holofotes, com referências que vão do gênio Mies van der Rohe à diva do estilo Diana Vreeland e ao glam do escritor Truman Capote. Tomando partido da história contada pelas próprias paredes do prédio da Casa Cor Paraná, onde um dia funcionou a sede do Grupo de Comunicação Paulo Pimentel, Studio Guilherme Torres erigiu um espaço que evoca o dinamismo, o lifestyle e um certo veneno-antimonotonia dos profissionais da era de ouro da grande imprensa. Em tempos em que a arquitetura deve ser cada vez mais contestadora, também propõe uma ruptura com os conservadorismos locais, ao explorar ideias mais provocativas. A área de 70 metros quadrados foi encapsulada com ares museográficos, onde pontos de luz, sancas e curvas desaparecem. “Com paredes brancas, piso de carvalho e luz difusa, imaginamos um espaço contemporâneo, sem marcações de layout”, explica Guilherme Torres, evocando o arquiteto alemão Mies van Der Rohe, que cunhou o “less is more” e provou que a frieza e o minimalismo não têm absolutamente nenhuma relação entre si, ao explorar materiais extravagantes em efeitos geométricos puristas. O luxo está na verdade dos materiais, presente em paredes revestidas com exóticos mármores brasileiros em tons de âmbar, verde e vermelho.

 

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