Editora Infolio lança livro Conexões

Moda também é abordada na publicaçãoDivulgação / Central Press
Com o objetivo de apresentar projetos criativos de design gráfico, produto, moda, branding, ilustração e tipografia, a Editora Infolio lança nesta quarta-feira, dia 29, na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro Conexões. A obra mostra a importância das experiências, da intuição e da metodologia nos desafios da criação.

Para desvendar o processo criativo dos designers, os autores Ericson Straub e Marcelo Castilho convidaram 24 profissionais de renome, entre eles Jair de Souza, Meira, Guto Lacaz, Crystian Cruz, Jum Nakao, Rico Lins, Samuel Abrantes, Miran, Levi Girardi, Alfredo Farné (Seragini, Farné e Guardado), Leonardo Araújo e Hugo Kovadloff (ambos do GAD’), Marcos Minini, Alessandro Tauschmann e Zé Henrique Rodrigues.

Os designers mostram na obra como desenvolver bons projetos e compartilham seus processos de “insights” a partir de trabalhos específicos. Os cases compõem o livro, que tem como tema central “como os designers conectam experiência, intuição e metodologia em seus processos”. Os convidados tiveram a oportunidade de descrever com suas próprias palavras quais ferramentas, pesquisa, conceitos e percepções foram importantes para gerar as soluções, e o resultado é uma amostra bem variada de referências.

Essa diversidade é acentuada pela participação dos argentinos Ronald Shakespear, Jorge Frascara, Norberto Chaves e Rubén Fontana, do alemão Adrianus Obers e do americano DJ Stout (Pentagram) agregando à publicação perspectivas e metodologias com sotaques diferentes.

Os autores do livro (Ericson Straub e Marcelo Castilho) também compartilharam suas experiências. Straub apresenta o case da revista abcDesign, da qual é editor, enfatizando a sua formação e influência de seus mestres no processo de criação. Já Castilho, a partir de sua vivência com design automotivo, reforçou a importância da liberdade e até da pressão por resultados criativos.

O livro Conexões é uma reflexão sobre as diferentes formas de pensar – algumas mais regradas, outras mais instintivas -, e uma compilação de cases inspiradores nos quais é possível visualizar o raciocínio por trás da solução. “Se o design, em sua essência, trabalha com enxergar o problema, analisar as alternativas e selecionar a solução, pode-se afirmar também que há a possibilidade perigosa do designer cair no conforto do mesmo processo e referências”, destaca Straub. O livro Conexões tenta ajudar especialmente nisso, mostrando 24 olhares diferentes para o mesmo desfio: criar.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Conexões. Como designers conectam experiência, intuição e processo em seus projetos”
Data: 29 de setembro, quarta-feira, a partir das 19 às 22 horas
Local: Livraria da Vila – Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12.000 – São Paulo
Autores: Ericson Straub e Marcelo Castilho
Textos introdutórios: Chico Homem de Melo e Marcos Meyer
Editora Infolio www.infolio.com.br
128 páginas
Ilustrado e colorido
ISBN 978-85-98450-11-7

Cases apresentados:
Marcelo Castilho – Caio Millenium
Ericson Straub – Revista abcDesign
Adrianus Obers – Bobby Car Next Generation
Alessandro Tauchmann (Taste)- Identidade Festival Fip Foz
Carlos Meira – Ilustração Primavera/Verão
Crystian Cruz – Tipografia Brasilêro
DJ Stout (Pentagram)- Revista HOW
Guto Lacaz – Capa Anti-herói
Hugo Kovadloff, Luciano Deos e Paulo Gontijo (GAD’) – Identidade Quantiq
Jair de Souza – Núcleo Avançado de Educação
Jorge Frascara – Folhetos informativos para médicos
Jum Nakao – A Costura do Invisível
Leonardo Araújo (GAD’) – Exposição GAD’ Design. 20 formas de olhar
Levi Girardi (Questto Design) – Cuca (Computador portátil de baixo custo)
Lincoln Seragini, Alfredo Farné e Sergio Guardado – Identidade Octávio Café
Marcos Minini – Cartaz para peça Salomé
Marcos Sebben (Design Inverso) – Lavadora Wanke 90
Osvaldo “Miran” Miranda – Identidade Bienal
Norberto Chaves e Rafael Celda (I+C Consultores) – Identidade da cidade Rivas Vaciamadrid
Rico Lins – Exposição uma Gráfica de Fronteira
Ronald, Juan e Lorenzo Shakespear – Sinalização Bioparque Temaikén
Rubén Fontana -Identidade Lojas Full
Samuel Abrantes – Figurino para a peça “Palavras na Brisa Noturna”
Zé Henrique Rodrigues (Brainbox Design) – Identidade da Fantástica Loja de Chocolates

Sobre os autores

Ericson Straub é um dos autores do livroDivulgação / Central Press

Ericson Straub é graduado em Design, pós-graduado em História da arte e mestre em Engenharia da Produção/UFSC. É Editor da revista abcDesign e coautor dos livros abc do Rendering e abc do Rendering Automotivo. Foi editor do livro Tide Hellmeister – Inquieta Colagem. Atua como Head-designer da StraubDesign, escritório que desenvolve projetos de Design Editorial, Identidade Visual, e Retail Design. É calígrafo e tipógrafo, tendo seus trabalhos publicados no livro “Latin American Graphic Design”. Leciona nos cursos de gradução e pós-graduação de Desenho Industrial na PUCPR e no curso de design da UNIFAE.

Marcelo Castilho é consultor em gestão da inovação. Possui mestrado em design automotivo pela Coventry University, Inglaterra, MBA em gestão de projetos pela FGV e participa do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral. É docente em cursos de graduação, pós-graduação e extensão da PUCPR e FAAP, além de coordenar o curso de MBA em Inovação da Sustentare Escola de Negócios. Possui 25 anos de experiência como especialista e gestor de design de veículos comerciais, com premiações no IF Hannover (Alemanha) IDEA Brasil e Brasil Faz Design, Castilho é membro do conselho editorial da revista abcDesign e coautor dos livros ABC do Rendering e ABC do Rendering Automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *